Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Cuidando dos Heróis

Covid-19: Projeto oferece apoio psicossocial gratuito a profissionais de saúde

Publicado em: 03/06/2021 16:15 | Atualizado em: 03/06/2021 16:25

 (Foto: FreePik)
Foto: FreePik
Profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19 têm sido submetidos a altos níveis de estresse, sobrecarga de trabalho e emocional devido ao grande número de doentes que sobrecarregam o sistema de atendimento e elevado índice de óbitos causados pela pandemia. 

Nesse contexto, torna-se cada vez mais importante buscar apoio especializado em busca da manutenção da boa saúde mental. Uma alternativa de acompanhamento gratuito é o projeto chamado “Cuidando dos Heróis”, que oferece apoio psicossocial a profissionais de saúde por meio de uma plataforma on-line.

O objetivo da ação é evitar problemas como estresse, ansiedade e Síndrome de Burnout, que podem comprometer a saúde física, psicológica e emocional. Para receber atendimento, os profissionais interessados devem acessar o site do projeto e realizar um cadastro.

A iniciativa surgiu através de uma parceria entre voluntários (médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais), a empresa de desenvolvimento de softwares para gestão de saúde MV e a plataforma de telemedicina Dr.Tis, a consultoria de educação em saúde Qualifica, Única Treinamento para a Qualidade e Apta Psicoterapia e Neurofeedback. 

A administradora hospitalar, Andréa Drumond, e a psicoterapeuta Nazareth Ribeiro estão à frente do projeto. De acordo com Nazareth, a iniciativa foi idealizada com o propósito de “oferecer conforto e escuta empática e colaborativa para a dor destes profissionais, cuidando de quem cuida”. 

Desenvolver uma rede de colaboração entre profissionais de saúde, de acordo com Andréa, também faz parte dos objetivos do “Cuidando dos Heróis”. “Trata-se de um trabalho que vai além de uma consulta ou teleatendimento, porque oferece ferramentas e suporte psicossocial, técnicas de relaxamento e descompressão e outras atividades que ajudarão os profissionais a lidarem melhor com este momento de tantas incertezas e ansiedade. É um projeto de pessoas ajudando pessoas”.

Em busca de mais voluntários

Além do atendimento psicossocial, o projeto abre espaço para quem quer ajudar como voluntário. “Nesse momento estamos realizando atividades com os profissionais que atenderam nosso chamado para colaborar. Estamos na fase de preparação desses voluntários que trabalharão no apoio e no suporte às equipes de saúde que atuam na linha de frente. Temos uma preocupação muito grande em dar o melhor treinamento a essas pessoas,” explica Andréa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco