Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

INSETICIDA

Comunidade do Passarinho recebe ação da Vigilância Ambiental de Olinda nesta quarta

Publicado em: 01/06/2021 17:17

 (Foto: Divulgação/Olinda)
Foto: Divulgação/Olinda
Uma equipe composta por quatro pessoas da Vigilância Ambiental de Olinda visita nesta quarta-feira (2), às 9h, a comunidade do Passarinho para aplicação de UBV leve, um tipo de inseticida em volumes abaixo, composta por gotículas micropulverizadas para um determinado espaço e ambiente. O bairro apresentou focos de Aedes e casos de Dengue e Chikungunya.

Essa estratégia de UBV é usada em saúde pública para o controle do mosquito Aedes aegypti na forma adulta (alado) e recomendada em casos de controle de arboviroses, principalmente os casos notificados pelas Unidades de Saúde.

O gerente da Vigilância Ambiental de Olinda, André Cavalcanti, explicou como é feito o atendimento. “É um trabalho estratégico interno, pois só indicamos a utilização do UBV na comunidade, quando cresce o índice de notificação médica de casos no bairro”.

A UBV é um instrumento que não é suficiente para provocar a redução da infestação do Aedes. Há necessidade de ações conjuntas entre os setores da saúde para a eliminação dos potenciais criadouros do vetor.

O grau de toxicidade vai depender do tipo de inseticida usado. O seu uso na saúde segue medidas de diluições adequadas com doses preconizadas pelo Ministério da Saúde para uso em casos de bloqueio de transmissão de vírus pelo Aedes aegypti. O trabalhador/aplicador deve usar equipamentos de proteção – EPI.

Alguns inseticidas, mesmo em pequenas dosagens, podem matar alguns animais mais sensíveis como abelhas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco