Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

GREVE

Bancários discute possível greve por vacinas contra Covid-19

Publicado em: 04/06/2021 16:49

 (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
)
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Na segunda-feira (7) o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará uma vigília a partir das 6h em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, pela inclusão da categoria como prioridade no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Às 19h do mesmo dia, será realizada uma assembleia para deliberar a deflagração de estado de greve, também exigindo a vacinação.

Em caso de aprovação, as atividades poderão ser paralisadas a qualquer momento no Estado. A decisão do sindicato se deve ao agravamento da pandemia, além da superlotação dos bancos e ao fato de que os bancários são trabalhadores essenciais. 

A mortalidade de profissionais também é um fator importante: segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o número de mortes de bancários cresceu 176,4% na comparação entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021.

Algumas instituições como o Conselho Estadual de Saúde e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) emitiram notas e recomendações ao governo, solicitando a vacinação dos bancários. Até o momento, foram enviados ofícios solicitando a inclusão dos bancários entre os grupos prioritários às prefeituras, câmaras municipais e ao Governo do Estado, à Secretaria de Saúde e Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Também foram realizadas reuniões com deputados, prefeitos, vereadores e com a vice-governadoria do estado, Luciana Santos (PCdoB). Outbus, outdoors e bicicletas sonoras foram alguns dos meios utilizados pela categoria para sensibilizar a sociedade à sua causa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco