Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

REUNIÃO

Audiência pública na Câmara discute desmonte das universidades federais

Publicado em: 01/06/2021 21:04

 (Foto: Bruna Costa/Arq.DP
)
Foto: Bruna Costa/Arq.DP
Os cortes gerais de 20% no orçamento e o contingenciamento de verbas promovidos pelo governo Bolsonaro podem obrigar as universidades federal e federal rural de Pernambuco a suspender suas atividades em setembro. Com o menor orçamento dos últimos dez anos, nem a UFPE nem a UFRPE terão como manter o funcionamento até o fim do ano. Para discutir essa situação de extrema gravidade, a vereadora Cida Pedrosa está propondo uma audiência pública que será realizada nesta quarta-feira (2), a partir das 15h, transmitida ao público em geral pelo Youtube da Câmara Municipal do Recife.

A audiência contará com a participação dos reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, da Universidade Federal Rural de PE (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; do presidente da UNE, Iago Montalvão; da presidenta da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Flávia Calé; e de Lúcia Melo, membro da Academia Pernambucana de Ciências.
 
Além de mostrar a já reconhecida importância dessas instituições para a formação acadêmica de milhares de estudantes e da transformação social que promovem, facilitando a inclusão de alunos pobres com programas de assistência social que garantem alimentação e transporte, os debatedores vão ressaltar que o papel das universidades no Recife extrapolam sua missão de promover o ensino e a pesquisa.

Além dos serviços de extensão, como os atendimentos de saúde oferecidos pelo Hospital das Clínicas e o atendimento a animais da Região Metropolitana do Recife, assegurado pelo Hospital Veterinário no Campus Dois Irmãos, as universidades federais contribuem para o desenvolvimento da cidade. Basta citar a parceria exitosa da UFPE com o Porto Digital para o desenvolvimento de um dos principais polos tecnológicos do país.

Mais recentemente, a UFPE foi parceira da Prefeitura do Recife na elaboração do Projeto Parque Capibaribe, sistema de parques integrados ao longo de 15km em cada margem do rio, que vai favorecer a integração da população, a valorização do rio e estimular o uso de transporte não poluente como a bicicleta.

Já a UFRPE, respeitando suas características, presta um grande serviço oferecendo assistência técnica a produtores rurais do interior do Estado. Pela importância dessas instituições, é preciso discutir com urgência, meios de evitar que todas essas atividades sejam suspensas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Frederico França, Johann Wolfgang Schneider e Marcelle Penha
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco