Vida Urbana
PALESTRA
Secretaria da Mulher do Recife promove debate sobre o cotidiano das marisqueiras da RMR
Publicado: 27/05/2021 às 11:40

/Foto: Daniel Tavares/PCR
A vida das mulheres pescadoras e marisqueiras, com seus desafios e lutas cotidianas, será tema da terceira edição do Compartilhando Saberes, iniciativa da Secretaria da Mulher do Recife transmitida em seu perfil oficial no YouTube, nesta quinta-feira (27), às 16h30. Com o tema “Mulher além da Maré”, a pesquisadora Silvana Marpoara apresenta seu trabalho feito junto à comunidade de mulheres pescadoras de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife.
Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos e mestre pela UFRPE, Silvana contou que, durante a pesquisa, foram captadas imagens sobre o dia a dia das mulheres e elas também filmaram as próprias histórias. "Foi aí que descobrimos que elas sofriam três diferentes tipos de violência: a doméstica, a social e a de saúde. Acredito que mostrar essas histórias aproxima todas nós mulheres. No Compartilhando, vamos poder abordar e compartilhar mais histórias”, explicou. O debate será mediado pela socióloga Cláudia Maria de Lima.
Como na edição anterior, as pessoas participantes terão direito à certificação mediante inscrição no início da palestra. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Mulher, a Coordenação do Núcleo de Pesquisa - Ação Mulher e Ciência - NPAMC - DECISO, da UFRPE, e a produtora independente Agora Sonora. Um acordo de cooperação mútua viabiliza a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos por mulheres no âmbito da academia.
Últimas

Mais Lidas
