Vida Urbana
OPERAÇÃO QUARENTENA
SDS intensifica fiscalização em primeiro fim de semana de quarentena rígida
Publicado: 28/05/2021 às 16:31

/Foto: André Galdino - divulgação PMPE
Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou que vai reforçar o efetivo de das operações de fiscalização para garantia do cumprimento das regras do Decreto Estadual n.º 50.752, que estabelece restrições com vistas a reduzir o contágio pela Covid-19.
O reforço atenderá a 59 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata do estado. Durante todo o fim de semana, policiais (militares e civis) e bombeiros, serão responsáveis por fiscalizar e orientar a população para evitar aglomerações, além de evitar a abertura de serviços proibidos pelo decreto.
“Nesses dois dias de operação, já efetuamos mais de 7 mil fiscalizações e tivemos 8 pessoas conduzidas a delegacias, em razão de descumprirem as medidas sanitárias. Orientamos milhares de pessoas nas ruas de 65 municípios do Agreste e, agora, também precisamos da colaboração das pessoas da Região Metropolitana e da Zona da Mata. Quem souber de irregularidades, como festas clandestinas, deve denunciar ao telefone 190 ou procurar uma delegacia próxima. Lembramos, ainda, que o acesso às praias e aos calçadões estará fechado para qualquer tipo de atividade, seja prática esportiva, lazer ou comércio. É fundamental o apoio dos cidadãos neste momento, para que consigamos reduzir o nível de transmissão da Covid aqui no estado”, ressalta o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.
Agreste
De quarta (26) até quinta-feira (27), primeiros dias de fiscalização ao cumprimento das novas regras, a Operação Quarentena no Agreste realizou 7.826 fiscalizações que terminaram com oito pessoas conduzidas a delegacias da Polícia Civil após descumprir as normas do decreto estadual. Todos foram autuados pelo crime de infração sanitária, previsto pelo artigo 268 do Código Penal, prevê detenção de 1 mês a 1 ano, além de multa.
Normas
Na RMR e Zona da Mata, durante os finais de semana até o dia 6 de junho, é proibido o funcionamento presencial de atividades econômicas e sociais, entre elas praias, calçadões e parques; escolas e universidades públicas e privadas; shoppings e galerias comerciais; clubes sociais, esportivos e agremiações; escritórios comerciais e de prestação de serviços; ciclofaixas destinadas ao lazer; competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer. As exceções (atividades liberadas) são supermercados, farmácias, hospitais e serviços de água, gás e combustível, entre outros.
Últimas

Mais Lidas
