Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OPERAÇÃO QUARENTENA

SDS intensifica fiscalização em primeiro fim de semana de quarentena rígida

Publicado em: 28/05/2021 16:31

 (Foto: André Galdino - divulgação PMPE)
Foto: André Galdino - divulgação PMPE
Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou que vai reforçar o efetivo de das operações de fiscalização para garantia do cumprimento das regras do Decreto Estadual n.º 50.752, que estabelece restrições com vistas a reduzir o contágio pela Covid-19. 

O reforço atenderá a 59 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata do estado. Durante todo o fim de semana, policiais (militares e civis) e bombeiros, serão responsáveis por fiscalizar e orientar a população para evitar aglomerações, além de evitar a abertura de serviços proibidos pelo decreto. 

“Nesses dois dias de operação, já efetuamos mais de 7 mil fiscalizações e tivemos 8 pessoas conduzidas a delegacias, em razão de descumprirem as medidas sanitárias. Orientamos milhares de pessoas nas ruas de 65 municípios do Agreste e, agora, também precisamos da colaboração das pessoas da Região Metropolitana e da Zona da Mata. Quem souber de irregularidades, como festas clandestinas, deve denunciar ao telefone 190 ou procurar uma delegacia próxima. Lembramos, ainda, que o acesso às praias e aos calçadões estará fechado para qualquer tipo de atividade, seja prática esportiva, lazer ou comércio. É fundamental o apoio dos cidadãos neste momento, para que consigamos reduzir o nível de transmissão da Covid aqui no estado”, ressalta o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Agreste

De quarta (26) até quinta-feira (27), primeiros dias de fiscalização ao cumprimento das novas regras, a Operação Quarentena no Agreste realizou 7.826 fiscalizações que terminaram com oito pessoas conduzidas a delegacias da Polícia Civil após descumprir as normas do decreto estadual. Todos foram autuados pelo crime de infração sanitária, previsto pelo artigo 268 do Código Penal, prevê detenção de 1 mês a 1 ano, além de multa.

Normas

Na RMR e Zona da Mata, durante os finais de semana até o dia 6 de junho, é proibido o funcionamento presencial de atividades econômicas e sociais, entre elas praias, calçadões e parques; escolas e universidades públicas e privadas; shoppings e galerias comerciais; clubes sociais, esportivos e agremiações; escritórios comerciais e de prestação de serviços; ciclofaixas destinadas ao lazer; competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer. As exceções (atividades liberadas) são supermercados, farmácias, hospitais e serviços de água, gás e combustível, entre outros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco