Diario de Pernambuco
Busca

CAMPANHA

Recife realizará a 1ª Semana Municipal de Luta contra a Homofobia

Publicado em: 14/05/2021 17:31

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR
Em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, comemorado em 17 de maio, a Prefeitura do Recife promove a 1ª Semana Municipal de Luta contra a Homofobia. As ações serão, sobretudo, educativas e terão o objetivo de reforçar os serviços oferecidos, promover debates acerca da conscientização da saúde e da garantia de direitos da população LBGT e fortalecer vínculos entre esses indivíduos e as equipes de serviços do município. A Semana é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS), em parceria com diversas outras Secretarias Municipais.

No dia 17, acontece a ação “Pina para Todes” no Esquina do Petiscos Prime, na Avenida República do Líbano. Das 13h às 17h, serão realizados testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis, distribuição de kit preventivo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promoção à saúde mental e integral, promoção à cidadania e direitos e suporte jurídico. A ação acontece graças a uma parceria entre as Secretarias Executivas da Juventude, Inovação Urbana e de Direitos Humanos, a Secretaria de Saúde e o Coletivo Amigos de Pirrita.

No dia 21, acontece, no Centro LGBT do Recife, o lançamento do Projeto “Respeitar e Oportunizar”, que pretende promover o resgate da cidadania para a diminuição da vulnerabilidade e desigualdade da população LGBTI+, por meio da geração de emprego e renda, em parceria com a Secretaria Executiva da Assistência Social. Nesse dia, usuários do Centro LGBT, divididos em duas turmas, darão início a uma jornada preparatória ao mundo do trabalho, com participação em palestras, oficinas, cursos de qualificação e participação no Programa de Empregabilidade Jovem Aprendiz

De 18 a 24 de maio, as Unidades de Saúde da Família Pantanal e UR-03, no Ibura, receberão ações educativas com equipes de Saúde da Família para apresentar aos usuários a Política Municipal de Atenção à Saúde da População LGBTI e sensibilizar toda a rede para um SUS Recife sem LGBTfobia. O bairro do Ibura também receberá o Projeto Saúde na Pista, em parceria com a ONG Favela LGBT, que fará abordagens a mulheres transexuais e travestis para apresentar a rede de cuidado para a população LGBTI na cidade e dialogar sobre a prevenção de ISTs.

Durante os dias 19 e 20, a Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Saúde Integral da População LGBTI , realiza ação para disseminar a campanha "Esse Ambiente é Livre de Preconceito" nos distritos sanitários. O objetivo da campanha é fixar adesivos para divulgar as Leis Municipais 16.780/2002 e 17.025/2004, que punem e proíbem toda forma de discriminação com base na prática e comportamento sexual do indivíduo.

Com objetivo de qualificar a população LGBTI para o mundo do trabalho, a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, em parceria com o Centro LGBT do Recife, vai oferecer ao longo de 2021 diversos cursos de qualificação para os usuários que já são acompanhados pelo Centro. Para iniciar, a partir do dia 17 de maio, acontecerão os cursos de Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelha e Corte com Máquina. Todos com 40 horas-aulas e certificação.

Até o fim do mês de maio, usuários do Centro LGBT que estão em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar serão beneficiados com cestas básicas arrecadadas pela campanha “Recife Solidário”, que tem arrecadado alimentos não perecíveis nos 11 pontos de vacinação drive-thru da cidade desde o mês de março.

Durante as noites dos dias 17 a 21 de maio, serão iluminados com as cores do arco-íris o Geraldão e a ponte Paulo Guerra (ponte estaiada do Pina). Essa ação é realizada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, por meio da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), em parceria com a Emlurb.
TAGS: lgbt | homofobia | campanha | recife |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL