Diario de Pernambuco
Busca

SÁÚDE

Recife implanta política de atenção à saúde para população em situação de rua

Publicado em: 05/05/2021 19:45

 (Foto: Bruna Costa/Arq. DP Foto
)
Foto: Bruna Costa/Arq. DP Foto
Em documento publicado no Diario Oficial do Município, o Recife passa a implementar a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua. O texto traz uma série de definições que irão nortear a preparação da rede municipal de saúde para garantir, de forma equânime, o acesso dessa população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o município possui mais de 1,7 mil pessoas em situação de rua cadastradas. 

"Um dos princípios básicos do SUS é o da equidade, que visa garantir que toda pessoa possa ter acesso ao serviço de saúde de forma igualitária e de acordo com as suas necessidades. Ser a primeira capital do país a implementar uma política específica para a população em situação de rua mostra o compromisso da gestão em reduzir os impactos das diferenças sociais, fortalecendo a atenção à saúde de populações específicas", destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

No Recife, são cadastradas 1.722 pessoas em situação de rua. Os cuidados à saúde desse público são feitos pelas equipes do Programa Consultório na Rua - apenas nos dois distritos sanitários que mais concentram esses indivíduos. Na prática, a implementação da Política tornará evidente o direito que as pessoas em situação de rua têm de serem cadastradas pela Atenção Básica à Saúde e terem registro junto às Unidades de Saúde da Família, respeitando preferencialmente, a referência do território onde elas têm maior vinculação isso sem impedir que recebam atendimento nas demais unidades. Além disso, serão traçadas diretrizes de como deve ser realizada a assistência, desde o acolhimento, identificação, cadastro e o cuidado continuado, como preconizado pelo SUS.
 
A Política vai descrever como o município planeja, executa e monitora as ações em saúde para a população em situação de rua, uma vez que ela possui níveis de vulnerabilidade e complexidade bastante elevados. A partir de sua implantação, os oito Distritos Sanitários da cidade passarão a trabalhar com uma linha de cuidado e estratégias pensadas especificamente para assegurar que essas pessoas recebam atendimentos adequados. 

Vacinação

As primeiras ações previstas a partir da publicação da Política serão a vacinação da PSR contra Covid-19 e influenza. As Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos estão montando planos estratégicos para alcançar de forma mais assertiva as pessoas que estejam incluídas nos grupos prioritários de cada uma das campanhas. 

Contra a Covid-19, uma das definições estratégicas de vacinação é a adequação do Conecta Recife para cadastro e agendamento de vacinação para a população em situação de rua. Com essa adaptação, haverá espaço para informação específica de sua condição de rua, além da desobrigatoriedade do preenchimento do CPF. Também serão montadas salas de vacinação específica para essa população, visando minimizar a exposição dos usuários, maior captação e cobertura do público específico.

Já para a vacinação contra a gripe, serão montadas salas de vacina em Centros POPs e no Abrigo Noturno, além da imunização volante com equipes do Consultório na Rua e de também itinerante nos demais Distritos Sanitários.
TAGS: saúde | sus | recife | rua | de | moradores | saude | diario |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL