Diario de Pernambuco
Busca

ANIVERSÁRIO

Onça-pintada do Parque Dois Irmãos completa 11 anos de idade

Publicado em: 07/05/2021 10:20 | Atualizado em: 07/05/2021 11:24

Pelé (direita) e sua mãe (esquerda) (Divulgação/Bárbara Lins)
Pelé (direita) e sua mãe (esquerda) (Divulgação/Bárbara Lins)
O Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado na Zona Norte do Recife, celebra, nesta sexta-feira (7), o aniversário de Pelé, uma onça-preta (Panthera onca), que completa 11 anos de idade, sendo um dos mais emblemáticos moradores do equipamento. De acordo com o zoológico, a equipe técnica do Parque vai impulsionar enriquecimentos ambientais que tirem o felino da rotina e estimule o bem-estar para celebrar a virada de década do animal.

De acordo com o zoológico, o felino nasceu com as mesmas características físicas da mãe. Trata-se de uma onça-pintada com a pelagem escura, aparentemente preta. Essa pelagem, segundo o Parque, deve-se a um fenômeno conhecido por melanismo.

“Embora ele tenha pelo de cor preta, as rosetas que caracterizam a espécie podem ser vistas na pele do animal de acordo com a luminosidade no ambiente. Independente da cor, esses felinos podem cruzar e daí nascer filhotes. A possibilidade de nascer uma onça-preta é bem menor do que o de uma onça-pintada, cerca de 6%. O que torna Pelé ainda mais especial", acrecentou Justino.
 
Pelé, a onça-preta do Dois Irmãos, completa 11 anos de idade (Lu Rocha/Semas)
Pelé, a onça-preta do Dois Irmãos, completa 11 anos de idade (Lu Rocha/Semas)


Segundo a coordenadora da Divisão de Veterinária e Biologia do Parque, Fernanda Justino, a chegada da onça-preta ao equipamento foi uma surpresa. "Na época, acertamos de receber a onça-pintada Jaboticaba vinda do zoológico de Salvador. Lá, ela já havia passado por duas gestações, mas os filhotes não tinham vingado. Quando chegou aqui, trazia Pelé na barriga, mas sem ninguém saber. Trinta dias depois, foi a surpresa. Nascia um filhote lindo, que carinhosamente hoje chamamos de Pelé", explicou.

Características

A onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, perdendo em tamanho apenas para o leão e o tigre. É um predador de topo de cadeia encontrado tanto em florestas como em ambientes abertos. Precisa de extensas áreas naturais bem conservadas para sobreviver. Por isso mesmo, é uma espécie altamente ameaçada de extinção, especialmente no bioma Mata Atlântica. No Brasil, a espécie também tem como habitat natural a floresta amazônica, Pantanal, Cerrado e Caatinga.

 
TAGS: onça-preta | 11 | anos | parque | dois | irmãos | onça |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL