Diario de Pernambuco
Busca

MANIFESTAÇÃO

Ministro Gilmar Mendes se diz preocupado com 'despreparo' da polícia em protesto no Recife

Publicado em: 31/05/2021 13:10 | Atualizado em: 31/05/2021 13:49

Ato público contra Bolsonaro no sábado (29), no Centro do Recife. (Arnaldo Sete / Esp. DP Foto.)
Ato público contra Bolsonaro no sábado (29), no Centro do Recife. (Arnaldo Sete / Esp. DP Foto.)
O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou na manhã desta segunda-feira (31), que as cenas de violência da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para dispersar um protesto, que ocorria de maneira pacifica, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e em favor de vacinas contra Covid-19, causam "preocupação com o despreparo das forças para lidar com manifestações de grande porte, que tendem a se tornar frequentes em 2022". A manifestação saía da Avenida Boa Vista, no trecho da Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, na manhã do último sábado (29), quando a polícia utilizou spray de pimenta e balas de borracha, que ocasionou em duas pessoas, que não participavam do ato, atingidas nos olhos pelos disparos dos policiais.

"As cenas de truculência e brutalidade da ação policial em Recife causam imensa preocupação com o despreparo das forças para lidar com manifestações de grande porte, que tendem a se tornar frequentes em 2022. Dois homens que sequer manifestavam perderam um olho. Até quando?", questionou Gilmar Mendes em seu Twitter.

Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que repudia todo ato de violência, de qualquer ordem ou origem, e que determinou a apuração de responsabilidades sobre o ocorrido. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social instaurou procedimento para investigar os fatos e o oficial comandante da operação, além dos envolvidos na agressão à vereadora Liana Cirne, devem permanecer afastados enquanto durar a investigação.

“O oficial comandante da operação, além dos envolvidos na agressão à vereadora Liana Cirne, permanecerão afastados de suas funções enquanto durar a investigação. Sempre vamos defender o amplo diálogo, o entendimento e o fortalecimento de nossas instituições dentro da melhor tradição democrática de Pernambuco”, afirmou o governador.


Manifestação
"Fora ditador, fora genocida, fora Bolsonaro", este é o grito que ecoava no protesto formado por estudantes, professores, profissionais de diversas áreas e militantes, na manhã do sábado (29), na praça do Derby, área central do Recife. Eles participam de um protesto contra a gestão de Jair Bolsonaro (sem partido). Entre as reivindicações, a saída do Chefe do Executivo nacional do poder e medidas que atendam a população mais vulnerável. O ato seguia em direção à Praça do Diario, ponto de concentração final do protesto.

O protesto pacífico, que ocorria em descumprimento ao Decreto Estadual que proíbe aglomerações de pessoas devido à crise sanitária causada pela Covid-19, foi surpreendido por uma barricada da PM ao chegar na Ponte Duarte Coelho. Os policiais, avançaram contra os manifestantes, que afastavam-se do confronto em direção à Rua da Aurora. Bombas de gás lacrimogênio foram lançadas contra as pessoas que integravam o ato.

Até então, os participantes se organizaram em filas, na tentativa de respeitar o distanciamento social. A estudante de direito, Luiza Maria, 22, falou que a presença de jovens em atos como esses é uma sinalização de resistência. Ela pontua que "se em uma Pandemia a gente precisou sair de casa é sinal que o governo está sendo pior que o vírus".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL