Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

IMUNIZAÇÃO

Grávidas e puérperas começam a ser vacinadas contra a Covid-19 a partir desta quarta no Recife

Publicado em: 04/05/2021 08:20 | Atualizado em: 04/05/2021 09:22

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
Recife abriu mais um grupo para a vacinação contra a Covid-19. A partir quarta-feira (5), gestantes e puérperas, que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias, vão começar a ser imunizadas na capital pernambucana. O anúncio foi feito pela prefeitura da cidade, que também informou que esse novo grupo vai receber as doses da vacina em quatro pontos de imunização específicos, espalhados pelo município.

As mulheres que se enquadram no grupo podem realizar o agendamento da vacina a partir das 12h desta terça-feira (4), através do site ou aplicativo Conecta Recife. Nessa nova fase, as gestantes e puérperas serão imunizadas em quatro pontos do município: no Parque da Macaxeira, nos Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, e na UPA-E do Ibura, na Zona Sul do Recife.

"Com o recebimento da vacina Pfizer, estamos abrindo esse grupo tendo em vista que essa vacina foi testada em mulheres grávidas e aprovada pelas autoridades sanitárias. Com esta nova fase, o Recife avança protegendo duas vidas, a vida da criança e a vida da mãe", explicou o prefeito do município, João Campos. O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do aplicativo Conecta Recife. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

Para comprovar a condição é obrigatório anexar, no caso das gestantes, preferencialmente, um laudo médico ou cópia do cartão da gestante. Outra alternativa pode ser anexar exame laboratorial ou de imagem no momento do agendamento. Qualquer documento deve estar assinado e carimbado por um profissional da área. Já para as puérperas, serão aceitos declaração ou certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade. Além disso, também é necessário anexar um comprovante de residência do Recife.

No dia agendado para a vacinação, as mulheres devem levar, além da versão original, cópias dos documentos anexados no Conecta Recife, que ficarão retidas no local. Por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra Covid-19 14 dias após tomarem a vacina de Influenza (gripe) ou outra do calendário de vacinação. A Prefeitura do Recife pontuou ainda que, caso a puérpera ainda seja lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

Pontos de vacinação

O Recife conta com 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam localizadas na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura, na Zona Sul da capital.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 18/05
De 1 a 5: ajudando amigos e familiares a enfrentarem a depressão e a ansiedade
Japoneses são contrários à realização das Olimpíadas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 17/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco