Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

GLAUCOMA

Dia Internacional do Glaucoma: Confira dicas para evitar a cegueira

Publicado em: 26/05/2021 17:24

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O dia 26 de maio é considerado Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, como meio de conscientizar a população acerca da doença, que pode causar cegueira, doença crônica que envolve o aumento da pressão intraocular associada à neuropatia óptica e precisa de um diagnóstico precoce e tratamento adequado para evitar a perda da visão.
 
De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, mais de 900 mil pessoas têm a doença. Na consulta, os médicos analisam a pressão intraocular e faz o exame de fundoscopia (fundo de olho), solicitando outros exames se houver necessidade.

No Recife, o Hospital de Olhos Santa Luzia realiza uma campanha de alerta à população sobre os riscos do glaucoma, explorando a necessidade de diagnosticar e tratar a doença no início, abordando o tema nas redes sociais. 

“Neste Dia Nacional de Combate ao Glaucoma queremos lembrar que a prevenção é a nossa principal arma na luta contra a doença. Por isso, é preciso manter as consultas oftalmológicas em dia, o diagnóstico precoce faz toda a diferença”, alerta a oftalmologista Rinalva Vaz.

Outro alerta, feito pela médica Soraya Santos: nos primeiros estágios, o glaucoma é assintomático, mas há alguns fatores de risco que podem tornar ainda mais necessário procurar ajuda médica. “Histórico familiar, pessoas acima de 40 anos, vítimas de trauma ou lesão ocular, diabetes e hipertensão, alto grau de miopia, e uso de colírios com corticóides são alguns desses fatores”,  explicou ela. A doença não tem cura, mas conta com diversas opções de tratamento, por meio de colírios, laser ou cirurgia.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco