Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MAIO AMARELO

CTTU inicia campanha do Maio Amarelo com ação educativa para motociclistas

Publicado em: 03/05/2021 14:27

 (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Foto: Marcos Pastich/PCR
Para iniciar as ações do Maio Amarelo no Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou, nesta segunda-feira (3), uma blitz educativa voltada para orientação dos motociclistas. A ação aconteceu na Avenida Governador Agamenon Magalhães e será chegará em outros pontos da cidade ao longo do mês.

De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, no Brasil, em 2019, o público dos motociclistas representou 60% das internações por lesões no trânsito, além disso, o excesso de velocidade e a prática de não afivelar corretamente o capacete são os principais agravantes dos sinistros de trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da ação. "A campanha do Maio Amarelo vai focar, principalmente, nos pedestres, ciclistas e motociclistas, que são os mais frágeis no trânsito e nós iniciamos com a ação voltada para os motociclistas porque são os que mais sofrem sinistros no trânsito, então queremos trabalhar com essas pessoas os principais fatores de risco além, é claro, do respeito mútuo no trânsito", destaca a gestora.

Um dos motociclistas abordados foi Marcos Felipe Junior, ele usa o veículo para fazer delivery de alimentação há três anos e contou sobre um sinistro de trânsito que sofreu devido ao excesso de velocidade de um motorista de carro. "Eu acho importante esse tipo de ação para que as pessoas tenham cada vez mais respeito umas às outras no trânsito e sigam as orientações para segurança, vejo acidentes de trânsito diariamente com colegas motociclistas e tudo isso acontece por imprudência de alguém, então precisamos ter mais respeito pela vida", disse o entregador.

Maio Amarelo

Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. 

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Cuba inicia vacinação contra a Covid-19 com imunizante próprio
Datafolha: Lula venceria Bolsonaro nas eleições de 2022
Manhã na Clube - Entrevista com Humberto Costa e Thiago do Vale da Apac
Air France e Airbus serão julgadas pelo voo 447 Rio-Paris
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco