Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ABASTECIMENTO

Compesa informa a situação das barragens que abastecem a RMR, com as chuvas das últimas 72H

Publicado em: 14/05/2021 20:34

 (Foto: Divulgação/ Compesa
)
Foto: Divulgação/ Compesa
O volume de chuva registrado nas últimas 72 horas na Região Metropolitana do Recife, acima da média esperada para o mês de maio, aumentou os níveis de todos os reservatórios da RMR, que enfrentavam um cenário adverso, no fim de 2020, por consequência de um inverno com poucas precipitações. 

A chuva dos últimos dias recuperou o nível da Barragem de Botafogo, em Igarassu, e que atende os municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, atingindo 25,05 %, na última quarta (12), o manancial estava com 16,89%.“Em termos percentuais, o volume de Botafogo é bem inferior a outros reservatórios, mas muito significativo em comparação a situação verificada há alguns meses, quando a barragem estava praticamente em colapso”, explica o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo.

Segundo o diretor, as cidades da Zona Norte da RMR ainda não tiveram redução de rodízio, mas a Companhia continua o monitoramento junto à APAC. “Estamos avaliando os cenários e a perspectivas de mais chuvas para a bacia hidrográfica da barragem de Botafogo para promover, com segurança, qualquer redução de rodizio”, explica Flávio.  

A barragem de Várzea do Una, situada em São Lourenço da Mata, com o volume de 185 mm de chuva, índice de 75,8% do esperado para o mês de maio teve um resultado positivo. Esse manancial, responsável pelo abastecimento de São Lourenço, estava também em situação crítica. Em 12 de maio, a barragem estava com 17,42 % e hoje registra 33,49% do seu volume total. “No final de abril anunciamos redução do rodízio para a cidade que agora é abastecida em um esquema de 1 dia com X 8 dias sem, e à medida que o volume for aumentando poderemos estudar novas alterações”, destaca.   

A Barragem de Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, que opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá, também obteve uma boa recuperação. Choveu 265 mm no município, o que permitiu um incremento de 36,21% no volume de água da barragem, que passou de 17,42% em 12 de maio para 33,49%. “A nossa expectativa é que Duas Unas verta a qualquer momento, ou seja, atinja o seu volume máximo de armazenamento”, destaca Flávio Figueiredo. Junto com a barragem de Tapacurá, localizada em São Lourenço da Mata, Duas Unas contribui para o abastecimento das cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. 

O reservatório de Tapacurá foi o que apresentou menor sinal de recuperação. Apesar de ter chovido 185 mm nas últimas 72 horas, um aumento de 75,8% do esperado para o período, ainda não foi suficiente para aumentar, de forma significativa, o volume do reservatório. Em 12 de maio, a barragem estava com 30,32% e hoje se encontra com 33,42%. 

No Cabo de Santo Agostinho, onde está localizada a barragem de Pirapama, o segundo maior reservatório em acumulação, foi registrado o volume de 194 mm de chuva, um aumento de 67,2% do previsto para maio. Esse manancial conseguiu armazenar 17,25% de água, passando para 85,76% nesta sexta-feira (14), quando no dia 12 de maio estava com 68,51%. “A barragem de Pirapama, que contribui com 5 mil litros de água por segundo para as cidades do Cabo de Santo Agostinho, Recife e Jaboatão dos Guararapes, deve acumular mais água até o fim do inverno. Aumentamos a sua produção em abril, o que refletiu na redução do rodízio para cerca de 500 mil pessoas”, pontua Flávio. 

Barragens de menor porte, mas igualmente importantes para o abastecimento da RMR, também tiveram boa recuperação. A barragem de Bita está vertendo (100% da sua capacidade); Sicupema registra 74,98% e Utinga com 61,27%, todas localizadas no Cabo de Santo Agostinho. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Inflação tem maior alta para maio em 25 anos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco