Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CURSOS

UFRPE ofertará dois cursos superiores em Fernando de Noronha em 2022

Publicado em: 01/04/2021 20:11

 (Foto: Peu Ricardo/ DP
)
Foto: Peu Ricardo/ DP
O Arquipélago de Fernando de Noronha ganhará dois cursos superiores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O Protocolo de Intenções entre a Universidade e a Administração da Ilha será assinado nesta segunda-feira (5), na Reitoria, às 10h, e dará início ao projeto, que inclui ações de ensino, pesquisa e extensão.

A partir do convênio, a população poderá ingressar – através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – de maneira semipresencial, no curso Tecnológico em Gestão de Negócios e no Bacharelado em Administração e Empreendedorismo.

Os cursos podem ser feitos de maneira isolada ou complementar, ou seja, o ingressante tem opção de obter o diploma de tecnólogo em Gestão de Negócios já com dois anos de formação, e, caso deseje permanecer, conclui o bacharelado após cursar o restante da grade curricular.

De acordo com o professor Alexandro Machado, da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE, a ideia é que a atuação da UFRPE seja permanente na Ilha, portanto os cursos foram estruturados a partir da matriz direta do Ministério da Educação (MEC), e não pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).  

O docente preside a Comissão de Estruturação do Programa Noronha, que inicialmente promoveu pesquisa sobre a vocação profissional da Ilha, sob financiamento do Governo do Estado. “Realizamos levantamento das necessidades, junto ao setor produtivo, estudantes, professores, e percebemos o que seria interessante do ponto de vista da graduação, da pós-graduação e da extensão”, ressalta.

A partir da pesquisa inicial, verificou-se a intensa demanda reprimida por educação e qualificação no local, que não possui universidade reconhecida. “Também percebemos a grande procura por ações educacionais que ajudem na preparação para os cursos superiores, portanto, dentro das ações de extensão, lançaremos o Pré-Enem já em 2021”. O programa preparatório gratuito, que já acontece nos campi da UFRPE, terá a participação de docentes da Universidade e do Governo do Estado.

Cursos de especialização e de mestrado também estão previstos nas etapas posteriores, bem como ações de pesquisa, em convênio que vem sendo estruturado com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, destaca a relevância do convênio na perspectiva da expansão da educação superior pública, gratuita e de qualidade. “É sempre gratificante poder chegar até as pessoas que antes precisavam se deslocar para as capitais e grandes centros urbanos em busca do sonho do diploma. Acreditamos que a educação deve ser, antes de tudo, inclusiva, e essa ação é um exemplo dessa característica fundamental”, enfatiza.

TAGS: noronha | ufrpe | cursos |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Posse e compra de armas de fogo geram polêmica entre autoridades e população
Liberdade de imprensa piora no Brasil de Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/04
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco