Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PANDEMIA

Sputnik V deve imunizar dois milhões de pernambucanos, mas data de envio é incerta

Publicado em: 15/04/2021 18:45 | Atualizado em: 15/04/2021 22:21

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A vacinação contra o coronavírus em Pernambuco está atendendo atualmente idosos, deficientes abrigados em instituições, trabalhadores de saúde e segurança, indígenas e quilombolas. Mas a eventual chegada das vacinas russas Sputnik V, que poderá acontecer em maio, deve permitir uma considerável ampliação na população imunizada e beneficiar mais dois milhões de pessoas no estado. Até o momento, Pernambuco aplicou cerca de 1,5 milhão de doses da CoronaVac e da AstraZeneca em sua população.

Durante coletiva de imprensa transmitida via internet nesta quinta-feira, o secretário estadual de Saúde, André Longo, demonstrou expectativa com relação ao envio mais breve possível das quatro milhões de doses da Sputnik V que caberiam a Pernambuco entre as 35 milhões adquiridas pelo Consórcio Nordeste, entidade que une os estados da região. Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal determinou que a Anvisa decida em até 30 dias sobre a importação do imunizante, o que pode acelerar a chegada das doses ao país.

"A vacina Sputnik V já está sendo usada por mais de 60 países e tem eficácia comprovada superior a 90%", lembrou o secretário. Ele destacou ainda que, quando forem autorizadas e enviadas ao país, as doses serão encaminhadas pelo Consórcio ao Programa Nacional de Imunizações, gerido pelo Ministério da Saúde, a quem caberá a imunização.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Teich vincula renúncia à pressão de Bolsonaro para usar cloroquina
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 06/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco