° / °

Vida Urbana
IMUNIZAÇÃO

Recife remarca vacinação da segunda dose da CoronaVac; entenda

Publicado: 28/04/2021 às 14:30

/Aluísio Moreira/SEI

/Aluísio Moreira/SEI

A Prefeitura do Recife remarca o agendamento para as pessoas que faltam receber a 2ª dose do imunizante tipo CoronaVac, fabricado pelo Instituto Butantan, no intervalo entre amanhã (29) e o dia 9 de maio. De acordo com a gestão, a medida foi necessária por causa do atraso na entrega pelo Governo Federal de novas doses para estados e municípios de todo país. A previsão é que o novo período seja iniciado no dia 10 de maio. O reagendamento será feito de forma automática. A vacinação com o imunizante tipo AstraZeneca, fabricado pela Fiocruz, segue normalmente.

“O Ministério da Saúde reconheceu publicamente o seu erro em liberar três remessas da vacina Coronavac para serem utilizadas exclusivamente como primeira dose. Por isso a necessidade deste reagendamento para as pessoas que irão tomar a segunda dose deste imunizante”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Até a último dia segunda-feira (26), a Prefeitura do Recife havia recebido cerca de 390 mil doses da Coronavac e 121 mil da AstraZeneca. O total de doses aplicadas chegou a 455.881, dos dois imunizantes, e para primeira e segunda doses, tendo sido imunizadas no total 288 mil recifenses.

Remarcações
De acordo com a gestão, o reagendamento da segunda dose da Coronavac será feito de forma automática, pelo aplicativo Conecta Recife, e as pessoas agendadas serão informadas por mensagem no celular, WhatsApp e no e-mail cadastrados no aplicativo ou pelo site.

A secretária explicou que a mudança faz quem estava agendado para receber o reforço da Coronavac no dia 29 de abril seja reagendado, no mesmo horário, para o dia 10 de maio. “Essa marcação será automática para o mesmo local e o mesmo horário. A gente reforça que não há a necessidade das pessoas que iriam tomar a segunda dose da Coronavac nestes dias procurar os centros de vacinação. Isto será feito automaticamente”, acrescentou a secretária.

Entenda o caso
O Ministério da Saúde emitiu, na última terça-feira (28), uma nota técnica informando que a 2º dose deve ser aplicada independentemente da data da aplicação da primeira dose.

De acordo com a prefeitura, a Capital pernambucana segue as orientações do Ministério da Saúde, dentro dos protocolos estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). A gestão ressaltou que uma delas foi a liberação, no dia 21 de março, do uso de doses da Coronavac, enviadas após esse indicativo, para aplicação exclusiva dessas remessas como primeira dose.

Na ocasião, a pasta federal atestou que os novos envios do imunizante seriam constantes, o que não ocorreu e provocou a escassez da Coronavac para segunda dose em dezenas de cidades, incluindo capitais, em todo o país.

Vacinação tipo AstraZeneca se mantém
A Secretaria de Saúde do Recife reforçou que a vacinação com o imunizante tipo AstraZeneca, fabricado pela Fiocruz, seguirá normalmente, pois não houve atraso no momento, seja para a 1ª ou para 2ª dose. O Recife anunciou um novo grupo nesta terça-feira (27), que são os trabalhadores da educação básica acima de 40 anos, e começam a vacinação a partir de amanhã (29).
Mais de Vida Urbana