Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

RÁDIO

Programa Ganhando Asas será exibido na Rádio Universitária FM

A série com oito episódios foi produzida por estudantes de jornalismo e jovens com Síndrome de Down

Publicado em: 07/04/2021 19:34

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Rádio Universitária FM passa a veicular, a partir da próxima quarta-feira (8), o programa Ganhando Asas. Série com oito episódios, o programa foi aprovado pelo Conselho Editorial do Núcleo de TV e Rádios Universitária NTVRU-UFPE para integrar a grade de programação de 2021. 

O Ganhando Asas é fruto de um Projeto de Extensão intitulado Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte, da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pela professora Renata Victor desde 2017. Ele oferece a jovens com Síndrome de Down aulas de games, fotografia, teatro, música, audiovisual, entre outras linguagens. Por causa da pandemia as aulas estão suspensas. 

A série com os oito episódios será exibida todas as quintas-feiras, a partir de 8 de abril, na Rádio Universitária FM 99.9 até o dia 27 de maio, sempre depois do Som Brasil, às 10h40, e antes do programa Fora da Curva, que começa às 11h.

O programa Ganhando Asas foi produzido no módulo de Mídia Sonora, ministrado pela professora Andrea Trigueiro. “Foram cerca de 20 alunos envolvidos na produção dos episódios, entre estudantes de Jornalismo e estudantes do Projeto de Extensão. Todas as etapas de produção desde a pauta até a apresentação, foram protagonizadas pelos jovens com Down, mediadas pelos estudantes de jornalismo sob minha orientação. É uma série que trata do dia a dia das pessoas com deficiência e fala de inclusão e dos direitos humanos dessas pessoas”, explica. 

Para promover o protagonismo dos jovens foram desenvolvidas práticas educomunicativas baseadas no trabalho do educador Paulo Freire a partir da autonomia dos sujeitos, da interação entre os jovens e do compartilhamento dos saberes. Todos os episódios foram apresentados por Jéssica Marques e abordam temas como: Preconceito Não, Educação Inclusiva, Representatividade no Audiovisual, Cultura e Arte, Moda, Esportes, Transporte Público e Viagem. “A comunicação e a arte ajudaram a gente a expressar o que sentimos em relação a nós mesmos e ao mundo que vivemos”, comemora Jéssica.

O programa Ganhando Asas recebeu o prêmio de Inovação do II Festival Autoral de Jornalismo da Unicap #FAÇO, em 2020. Além disso, a experiência também foi sistematizada em um artigo e apresentada no Congresso da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), na Colômbia.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Posse e compra de armas de fogo geram polêmica entre autoridades e população
Liberdade de imprensa piora no Brasil de Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/04
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco