Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MOBILIDADE

Ponte com 100 metros de extensão para VLT é inaugurada no Cabo de Santo Agostinho

Publicado em: 29/04/2021 16:13

 (Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional/ Divulgação)
Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional/ Divulgação
Após a visita ao Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, juntamente com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), inauguraram a ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho. Com 100 metros de extensão, a ponte que fica entre as estações Ponte dos Carvalhos e Santo Inácio teve o investimento de R$ 13,5 milhões do Governo Federal. A obra integra a Linha Sul, com funcionamento à diesel, do Sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Recife e faz parte do projeto de duplicação do ramal Cajueiro Seco / Cabo do Sistema de VLT.

O prefeito do Cabo, Keko do Armazém, recebeu o ministro de desenvolvimento regional e contou que a ponte estava a mais de 40 anos parada por falta de investimentos e que a obra vai contribuir com a mobilidade da população do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guarapes Por dia, as estações de VLT do entorno da ponte entregue atendem uma média de 2,5 mil passageiros. "Esse é o início de uma grande obra que há mais de 40 anos rastejava sem investimentos. Em breve iremos entregar o segundo trecho e poder proporcionar mais comodidade e rapidez no transporte das pessoas e também proporcionar mais desenvolvimento para o Cabo, Jaboatão e o Complexo Portuário de Suape”, disse o prefeito do Cabo. De acordo com a empresa responsável pela obra, a intervenção que está sendo feita  no trajeto do VLT vai reduzir o tempo de percurso dos trens quando a obra estiver concluída em setembro. 
 
 (Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional/ Divulgação)
Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional/ Divulgação

O ministro Rogério Marinho destacou que a obra vai beneficiar não só o Cabo, mas a população que necessita do transporte VLT e que são de cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). "É memorável o fato de estarmos em Pernambuco, no município do Cabo, na primeira ferrovia do estado e voltarmos  mais de 150 anos depois com uma ação para revigorá-la para fazer com que ela fique ainda mais funcional  para servir ao conjunto da população da Região Metropolitana do Recife (RMR)", discursou. 

Após a entrega da primeira etapa hoje, a nova fase da obra irá abranger a montagem de uma estrutura metálica da ponte ao lado, com cerca de 90 metros, que tem previsão de término em setembro deste ano. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Teich vincula renúncia à pressão de Bolsonaro para usar cloroquina
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 06/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco