Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

FALTOSOS

No Recife, mais de 8,4 mil pessoas agendadas não compareceram à vacinação

O não cancelamento da vacinação pode prejudicar outros moradores que queiram ser imunizados na data e horário marcado pelo usuário faltoso

Publicado em: 06/04/2021 13:30 | Atualizado em: 06/04/2021 19:58

Pouco mais de 2,46% das pessoas que agendaram a vacinação contra a Covid-19 não compareceram a um dos pontos de imunização no Recife. O registro foi feito levando em consideração o número de moradores que fizeram o agendamento para receber uma das doses do imunizante desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano.

De acordo com a prefeitura, 341.746 pessoas agendaram a aplicação da primeira ou segunda dose até o último domingo (4). No entanto, 8.408 não compareceram aos pontos de imunização. Suspeita de Covid-19 e compromissos no mesmo horário em que a dose seria aplicada são alguns dos motivos que levam os moradores a faltar à vacinação, segundo registro feito pela PCR.

Para entender os principais motivos de desistência, o secretário de Transformação Digital, Rafael Figueiredo, disse que uma pesquisa, por telefone, está sendo feita com os moradores faltosos. "Estamos fazendo uma pesquisa nesse momento para saber o motivo do não comparecimento à vacinação dessas pessoas. Mas esse índice, inclusive, é considerado baixo. Cerca de 97% das pessoas que agendaram foram imunizadas", disse, reforçando que as doses não utilizadas retornam para o banco de vacinas e são aplicadas em outros indivíduos que fazem parte do grupo prioritário.

Ainda assim, o secretário destacou ser imprescindível que quem não puder comparecer à vacinação na data, horário e local agendado, faça o reagendamento. De acordo com ele, a falta de sinalização sobre a desistência prejudica outros moradores que, porventura, gostariam de receber o imunizante naquele determinado horário, mas são impedidos devido a já ocupação da vaga. Além disso, Figueiredo também citou a importância do reagendamento para que o usuário receba a dose na ocasião marcada e, depois de imunizado, possa contribuir para a queda do índice de transmissão do vírus. 

O reagendamento para receber uma das doses da vacina pode ser feito através do aplicativo Conecta Recife. É necessário somente que o usuário acesse o aplicativo com login e senha, depois aperte o botão vermelho onde tem escrito "cancelar". 

Grupo vacinado no Recife

No momento, estão sendo vacinados na Capital pernambucana idosos com idade a partir de 64 anos, além de profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, cirurgiões-dentistas e profissionais de saúde a partir de 50 anos que estejam em atividade. 

Números de infectados no estado

Nesta terça (6), Pernambuco registrou 2.179 novos casos da Covid-19, totalizando 358.505 casos confirmados da doença. Também foram registrados 58 óbitos, entre os dias 22 de junho de 2020 e 5 de abril de 2021, somando 12.479 mortes em pouco mais de um ano de pandemia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco