Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

VACINAÇÃO

UTIs: internações por Covid crescem mais de 200% em parte da população, mas caem a partir dos 85 anos

Publicado em: 15/04/2021 18:08 | Atualizado em: 15/04/2021 20:46

 (Foto:  Paulo Paiva/DP)
Foto: Paulo Paiva/DP
As internações por Covid-19 em UTIs de Pernambuco aumentaram 197% na faixa dos 20 aos 39 anos, 205% entre 40 e 59 anos e 236% na faixa dos 60 a 69, nas últimas duas semanas, em comparação às duas primeiras semanas de 2021. A informação foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (15), via internet.

Longo lamentou o descumprimento das medidas de prevenção, como uso de máscara e distanciamento social, por parte da população, o que vem contribuindo para o aumento dos diagnósticos na maioria das faixas etárias. Mas o gestor também destacou que houve redução de 33%, no mesmo período analisado, nas internações de pessoas com mais de 85 anos, dado que é atribuído à eficácia da vacinação.

Sobre o aumento das internações na faixa dos 60 aos 69, o gestor acredita que se deva ao fato de que a vacinação nesta faixa começou de forma bem mais recente.

Segundo Longo, as hospitalizações estão diminuindo entre os  maiores de 85 anos que tomaram a vacina AstraZeneca/Oxford mesmo antes da aplicação da segunda dose, que ainda vai acontecer. O secretário fez um apelo para que os cidadãos não deixem de comparecer aos locais de aplicação para receber a dose de reforço.

"Entendemos que algumas intercorrências, entre elas o aparecimento de sintomas, pode impedir a pessoa de ir ao posto de saúde, mas quem não estiver doente não deve deixar de receber a segunda dose", explicou, ressaltando que o reforço está garantido em Pernambuco, ao contrário do que vem acontecendo em alguns outros estados.


“Atualmente, temos uma grande preocupação com os adultos mais jovens, que têm uma falsa sensação de menor risco e estão se protegendo menos. Volto a lembrar que só vamos evitar novas perdas se todos se conscientizarem. Ninguém está livre da doença e todos podem ser vítimas do vírus”, advertiu André Longo, ressaltando a importância da manutenção dos cuidados.

“Nossas ações salvam vidas e são determinantes para que possamos avançar no Plano de Convivência. Para que possamos ter menos medidas restritivas, menor pressão sobre o sistema de saúde e menos vidas perdidas é preciso que todos sejam conscientes e usem máscara, lavem as mãos e evitem as aglomerações”, reforçou.

REMESSA
Está prevista para a 1h30 desta sexta-feira (16/04) a chegada ao Recife de mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19, que permitirão ao Governo de Pernambuco estender a campanha de vacinação para os idosos a partir dos 60 anos de idade em todo o Estado, de acordo com o cronograma de cada município. O lote estava previsto para esta quinta-feira, mas sefreu atraso.

“Reforço que temos feito tudo para acelerar o processo de imunização. Até agora, 1,5 milhão de doses já foram aplicadas em Pernambuco, 75% do total recebido. Já foram aplicadas 93% das vacinas destinadas à 1ª dose e 48% das que foram enviadas para a 2ª dose. Temos capacidade de vacinar em um ritmo muito maior, e precisamos de mais vacinas. Como demonstram os indicadores, quanto mais pessoas vacinadas, menor será o número de doentes graves. Acompanhe o calendário da sua cidade. Se já chegou a sua vez, exerça esse direito. Vacina sim e cuidado sempre, por você e por todos”, ressaltou o secretário de Saúde.

LEITOS
Com os reforços das últimas semanas, o Governo de Pernambuco conseguiu colocar em funcionamento, em pouco mais de 40 dias, 570 leitos de UTI, totalizando, nesta quinta-feira, 1,6 mil vagas de terapia intensiva em todas as regiões pernambucanas. Ao todo, a rede conta com 2.850 leitos, sendo 1.604 de UTI e 1.246 de enfermaria. “Por determinação do governador Paulo Câmara, estamos conseguindo dar uma resposta à altura do desafio imposto pela pandemia. Pernambuco é, hoje, o segundo Estado que mais investe recursos no enfrentamento da doença no País. Esse grande esforço de abertura de leitos, que se soma a outras ações preventivas, vem se mostrando uma iniciativa acertada”, concluiu o secretário André Longo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Resumo da semana: briga por terceira via em 2022, adeus a Paulo Gustavo e vacinação de gestantes
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco