° / °

Vida Urbana
COVID-19

Em PE, requisições de UTI para Covid-19 registram primeira queda do ano

Publicado: 08/04/2021 às 19:10

/Foto: Istockphoto/Reprodução

/Foto: Istockphoto/Reprodução


O governo de Pernambuco voltou a afirmar, em encontro nesta quinta-feira (8), que a análise epidemiológica aponta um cenário ainda preocupante da Covid-19 em todo o estado, assinalando indicadores em patamares elevados. No entanto, de acordo com o secretário de Saúde, André Longo, foi registrada uma redução na velocidade de crescimento da doença em alguns casos, observando uma leve queda para os casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), sendo a primeira baixa desde janeiro deste ano.

“Foram 1681 casos notificados na semana passada, com uma redução de apenas 2,2%, em comparação com a semana anterior. O que enxergamos é um quadro de instabilidade, como se tivéssemos atingido uma espécie de platô de surgimento de casos”, disse o titular da pasta. Segundo ele, em relação a solicitações de leitos, na central de regulação, pela primeira vez foram registradas, por duas semanas seguidas, uma redução nos pedidos por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos uma redução de 11% na comparação entre a semana passada, essa semana 13, e anterior semana 12. Por sua vez, já tínhamos registrado redução de 4% em comparação com a semana 11”, disse Longo. Na análise da mortalidade em Pernambuco, conforme o gestor, o estado que já teve a décima segunda maior mortalidade do Brasil em 2020, tem neste ano uma posição melhor.

O governo do estado apresentou, ainda, um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que apontou, nos últimos 30 dias, a menor taxa de mortalidade por cem mil habitantes do país. No acumulado de 2020, considerando toda a mortalidade existente no ano de 2021, o estado também figura com a segunda menor taxa. “É um reflexo direto do grande esforço de abertura de leitos que estamos fazendo e das medidas restritivas adotadas desde o mês de março”, disse.

Mais de Vida Urbana