Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SERVIÇO

Startup lança para facilitar o acesso aos direitos LGBTI+

Publicado em: 25/03/2021 10:04

 (Foto: Reprodução/Internet )
Foto: Reprodução/Internet
A startup TODXS lançou uma cartilha para facilitar o acesso da população aos direitos LGBTI+. O documento, que é dividido em três partes explica os principais direitos da população LGBTI em âmbito nacional, com detalhes sobre o procedimento para estabelecer uma união estável, retificação de registro para pessoas trans, entre outras leis. 

A orientação também é voltada para a organização das legislações referentes à comunidade LGBTI em categorias temáticas, divididas em quatro blocos: combate à discriminação; colocando direitos em prática; datas comemorativas; e espaços institucionais. 

Ainda de acordo com os organizadores, o documento mapeia as legislações federais e estaduais, separadas por regiões do Brasil, a partir das categorias temáticas do bloco anterior. As informações legislativas foram obtidas do TODXS App, plicativo de denúncias de LGBTIfobia no Brasil e pesquisa de leis e serviços para a comunidade.

"Reconhecemos que uma das principais barreiras ao conhecimento e ao acesso a esses direitos é justamente a falta de conhecimento de que eles existem. Esse obstáculo é reforçado pela linguagem jurídica, que é de difícil compressão para grande maioria das pessoas, assim como pela existência de inúmeras normas, complicadas de serem mapeadas e conhecidas até por profissionais do Direito. Por isso, esperamos que a Cartilha contribua para reversão desse cenário", explicou o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Todxs, Marcos Felipe Almeida. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco