Vida Urbana
NOVA ROTA
Recife começa, nesta quinta, implantação de 2 km de ciclofaixa na rua Amélia
Publicado: 24/03/2021 às 13:39

/Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai dar início, nesta quinta-feira (25), à implantação da Ciclofaixa Amélia, localizada na rua Amélia, no bairro das Graças, Zona Norte da cidade. De acordo com o município, o equipamento terá 2 km de extensão e, com isso, a Capital pernambucana vai passar a ter 150 km de ciclofaixa ao todo. A estimativa é de que a nova ciclofaixa beneficie pelo menos 1.100 ciclistas.

A nova rota ciclável vai passar pelas ruas da Hora, Esmeraldino Bandeira, Antônio Novais e Alberto Paiva, além da rua Amélia, que dá o nome ao equipamento. Segundo a prefeitura, a rota fará conexão com a segunda etapa da Rota Graça Araújo - que passa pelas ruas Buenos Aires, Leopoldo Lins, Alvares de Azevedo até a ciclovia Graça Araújo -, somando 63 km interligados entre a Zona Norte e o Centro. Ao todo, segundo a prefeitura, Recife conta com 6 km de ciclofaixa implantados nos primeiros meses de 2021. A meta, no entanto, é chegar aos 100 km implantados até 2024.
"Queremos olhar a cidade e estar mais perto das pessoas, isso é urgente e as nossas equipes têm trabalhado com afinco nesse sentido", disse a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. A estimativa, de acordo com os dados da pesquisa de origem e destino, é de que a Ciclofaixa Amélia beneficie pelo menos 1.100 ciclistas que passam diariamente na própria rua Amélia e nas proximidades da avenida Rui Barbosa.
"O número é considerado alto, principalmente porque, com a implantação do equipamento, o número de ciclistas tende a aumentar. Além disso, com a construção do Parque das Graças, a ciclofaixa será um acesso importante a esse novo ponto de interesse público", destacou o município, em nota.
Números
Segundo a prefeitura, Recife apresentou um aumento de mais de 500% da malha cicloviária, desde 2013. "Permite que as ruas estejam mais seguras, não apenas para os ciclistas, mas para todos os que fazem o trânsito, já que a sinalização das rotas cicláveis trazem, também, mais travessias para pedestres e adequação da velocidade máxima permitida na via. A Rua da Aurora, por exemplo, registrou uma diminuição de 60% nos sinistros de trânsito antes e depois da implantação da ciclofaixa. Já a Avenida Maurício de Nassau, uma média de 30% a menos", concluiu.
A nova rota ciclável vai passar pelas ruas da Hora, Esmeraldino Bandeira, Antônio Novais e Alberto Paiva, além da rua Amélia, que dá o nome ao equipamento. Segundo a prefeitura, a rota fará conexão com a segunda etapa da Rota Graça Araújo - que passa pelas ruas Buenos Aires, Leopoldo Lins, Alvares de Azevedo até a ciclovia Graça Araújo -, somando 63 km interligados entre a Zona Norte e o Centro. Ao todo, segundo a prefeitura, Recife conta com 6 km de ciclofaixa implantados nos primeiros meses de 2021. A meta, no entanto, é chegar aos 100 km implantados até 2024.
"Queremos olhar a cidade e estar mais perto das pessoas, isso é urgente e as nossas equipes têm trabalhado com afinco nesse sentido", disse a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. A estimativa, de acordo com os dados da pesquisa de origem e destino, é de que a Ciclofaixa Amélia beneficie pelo menos 1.100 ciclistas que passam diariamente na própria rua Amélia e nas proximidades da avenida Rui Barbosa.
"O número é considerado alto, principalmente porque, com a implantação do equipamento, o número de ciclistas tende a aumentar. Além disso, com a construção do Parque das Graças, a ciclofaixa será um acesso importante a esse novo ponto de interesse público", destacou o município, em nota.
Números
Segundo a prefeitura, Recife apresentou um aumento de mais de 500% da malha cicloviária, desde 2013. "Permite que as ruas estejam mais seguras, não apenas para os ciclistas, mas para todos os que fazem o trânsito, já que a sinalização das rotas cicláveis trazem, também, mais travessias para pedestres e adequação da velocidade máxima permitida na via. A Rua da Aurora, por exemplo, registrou uma diminuição de 60% nos sinistros de trânsito antes e depois da implantação da ciclofaixa. Já a Avenida Maurício de Nassau, uma média de 30% a menos", concluiu.
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