° / °

Vida Urbana
SISTEMA PENITENCIÁRIO

Prisões são higienizadas para prevenção da Covid-19; visitas continuam suspensas até dia 31

Publicado: 26/03/2021 às 14:23

/Seres/Divulgação

/Seres/Divulgação

Unidades prisionais em território pernambucano recebem higienização para prevenir a disseminação da Covid-19 entre os presos, os servidores e familiares. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), neste ano foram distribuídas 49.110 máscaras faciais, além de realização de palestras sobre medidas essenciais na prevenção da doença. Foram registrados nove óbitos pelo coronavírus no sistema prisional do estado, desde o início da pandemia. Ainda segundo a secretaria, a suspensão das visitas presenciais vale até o dia 31 de março, devido as determinações do Governo de Pernambuco.

“Com o agravamento da pandemia, intensificamos as ações de prevenção, pois as medidas tomadas no ano passado mostraram que podem amenizar a situação dentro das unidades. O momento é de engajamento de todos para que possamos vencer este momento difícil”, explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. A higienização ambiental, realizada nos pavilhões, celas, cozinhas, áreas administrativas e de convivência, está sendo feita com o uso de hipoclorito.

Medidas de prevenção
Além das medidas de prevenção, a suspensão das visitas presenciais foi prorrogada para o dia 31 de março, devido a extensão das determinações do Governo de Pernambuco anunciadas ontem (25). As visitas virtuais permanecem disponíveis a fim de manter o vínculo afetivo entre as pessoas privadas de liberdade e seus parentes.

Algumas unidades como a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste, vêm tomando suas medidas, com a entrega de 4 mil máscaras, produzidas por detentos da própria unidade prisional, nos pavilhões. O Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, sinalizou os ambientes com placas sobre a obrigatoriedade do uso correto de máscaras.

Mais de Vida Urbana