° / °

Vida Urbana
CHUVA

Pontos de alagamento são registrados no Recife e RMR nesta segunda

Publicado: 01/03/2021 às 10:05

/Foto: Hesíodo Góes/Esp.DP

/Foto: Hesíodo Góes/Esp.DP

A segunda-feira (1) amanheceu com fortes chuvas no Recife e Região Metropolitana, após o alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) chamando a atenção para o volume de água que pode ser registrado em Pernambuco ao longo do dia. Junto ao transtorno trazido pela chuva, velhos problemas também já começaram a aparecer: pontos de alagamento.

As ruas que cercam o Centro do Recife, por exemplo, viraram ponto fácil de acúmulo de água na manhã desta segunda. No bairro de Santo Amaro, houve registro de pedestres dividindo espaço entre a água e os carros para se locomover. Cenário também observado nas ruas que mediam o Shopping Boa Vista.

Rua do Giriquiti, no bairro da Boa Vista
Enquanto isso, na Zona Oeste da Capital Pernambucana, vários pontos da Cidade Universitária registraram acumulo de água nos canteiros. Em outros locais do bairro, é possível ver que o volume de água acima do normal chega a cobrir parcialmente a via. As proximidades do TI CDU, no sentido Hospital das Clínicas, é um desses pontos.

A situação se repete na avenida General Polidoro, no bairro da Várzea. De acordo com relatos de transeuntes, só é possível enxergar a via, no momento, em área com menor nível de alagamento. Também é o que se observa nas mediações da Universidade Federal de Pernambuco, inclusive, em pontos nos quais a água da chuva se confunde com os esgotos nos locais.

Em Olinda, no Grande Recife, a poça de água disputava o ambiente com o acúmulo de lixo, no cruzamento da Perimetral com a avenida Presidente Kennedy.

Cruzamento da Perimetral com a avenida Presidente Kennedy, em Olinda
De acordo com o alerta emitido pela Apac, a previsão é de chuvas com intensidade de moderada a forte na Região Metropolitana, Sertão, Agreste e Zona da Mata Norte do Estado. Em nota, a Defesa Civil informou que, até o momento, Recife registrou 71,2mm, representando o maior índice pluviométrico entre os municípios do estado. Seguido do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, com 64,2mm, Escada com 58,9mm, Ipojuca com 55,9mm e Camaragibe com 44,31mm. Ainda segundo o órgão, até o momento, não houve registro de vítimas em decorrência da quantidade de chuva. 

A Defesa Civil também disse que, desde o dia 25 de fevereiro, quando recebeu o alerta da APAC sobre a possibilidade de grandes chuvas, vêm acompanhando junto aos municípios os índices pluviométricos e as possíveis ocorrências em decorrência das chuvas, e ressaltou que "a população deve manter-se em alerta, sobretudo nas áreas de riscos de deslizamentos de barreiras já que, devido a recorrência das chuvas, os solos encontram-se encharcados aumentando ainda mais os riscos de desabamentos".

Serviço:
Plantão Defesa Civil de PE: 199
Central 24h: (81) 3181-2490
Mais de Vida Urbana