Diario de Pernambuco
Busca

Peixes

Peixes mortos aparecem no Canal do Fragoso, em Olinda; CPRH aponta poluição

Publicado em: 10/03/2021 20:38

 (Foto: Divulgação/CPRH)
Foto: Divulgação/CPRH
Alguns peixes do Canal do Fragoso, em Olinda, estão aparecendo mortos na superfície do canal. A causa da morte dos peixes ainda é desconhecida. Os moradores do entorno reclamam do mau cheiro dos peixes que começaram a morrer sem oxigênio.

O excesso de tilápias mortas, chama a atenção de quem passa pelas imediações do canal, os animais mortos começaram a aparecer no último final de semana. A Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), esteve no local e realizou uma vistoria na terça-feira (9), para  investigar a causa das mortes dos animais. Nesta quarta (10), uma equipe da CPRH voltou ao local e coletou amostras da água do canal, o resultado do estudo tem previsão de ficar pronto daqui a 15 dias.

A CPRH também afirmou que o consumo dos peixes que aparecem mortos não é recomendável, podendo ser um risco para a saúde das pessoas. No canal, algumas pessoas tentavam pescar os peixes que buscavam oxigênio na superfície. A agência também enviou uma notificação à Prefeitura de Olinda sobre a limpeza do canal, que também está com grande quantidade de baronesas - vegetação que suga os resíduos de poluição.

"As baronesas que aparecem na superficíe do Canal do Fragoso são um bioindicador de lançamento de esgoto sem tratamento em corpos de água. Quando essa vegetação cobre a superfície da água, impede a entrada da luz solar comprometendo a realização da fotossíntese, provocando baixa oxigenação da água e situações como as que identificamos na vistoria", disse o gerente da CPRH, Rodolfo Aureliano.

A Prefeitura de Olinda informou que já está ciente da situação e que o objetivo agora é descobrir a causa das mortes dos animais. Ainda durante a semana a Olinda informou que irá fazer a remoção dos peixeis mortos. Na segunda-feira (8), uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Olinda, foi até o local para recolher amostras.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL