Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ISOLAMENTO

MPPE deixa de publicar os dados de isolamento social fornecidos pela empresa InLoco

Publicado em: 29/03/2021 19:08 | Atualizado em: 30/03/2021 10:43

 (Foto: MPPE/Divulgação
)
Foto: MPPE/Divulgação
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), divulgou um comunicado oficial informando que foi realizada uma reunião de caráter emergencial com a empresa InLoco, que fornece os dados de percentuais do isolamento social em todo o estado e nos municípios. A divulgação de alguns dos dados leva a análises distorcidas, portanto, na reunião, foi decidido que o MPPE não vai divulgar mais os dados fornecidos pela empresa.

Permanecem mantidos os dados históricos que foram divulgados até o dia 18 de março de 2021. Segundo a InLoco, a base de dados do isolamento social nos municípios é mais confiável para fins de levantamento dos dados estatísticos de isolamento. Agora, o MPPE está trabalhando junto ao governo do estado para que seja buscada outra solução, adotada em outros estados, através de empresas parceiras, para continuar divulgando os percentuais do cumprimento das medidas restritivas para o combate à Covid-19.

Em nota, a InLoco disse que lançou o Índice de Isolamento Social em março de 2020, "com a intenção de oferecer de maneira gratuita aos governantes e à população brasileira informações relevantes para os processos de tomada de decisão que envolviam o avanço da Covid-19". No entanto, a empresa esclareceu que, com a mudança do foco de atuação, deixando o mercado de mídia no segundo semestre, houve uma queda no volume de dados, o que interferiu no índice. 

"Nossa saída deste negócio, marcada pela venda da solução e o fim do relacionamento com clientes deste segmento e seus respectivos aplicativos, resultou em uma queda gradual no volume de dados e, por consequência, impactando significativamente os números do Índice de Isolamento Social, que rapidamente perderia sua validade estatística", disse a empresa.  

"Ainda, segundo o Art. 6º da LGPD referente à qualidade dos dados, é preciso dar garantia de 'exatidão, clareza, relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento'. Não podemos mais oferecer essas garantias. Com isso, a partir de 24 de março de 2021, iniciamos o encerramento do Índice de Isolamento Social para o público em geral e não coletamos ou atualizamos os dados diariamente, como fizemos até então", acrescentou a Inloco. 

Por fim, a empresa enfatizou que informações coletadas desde o início da pandemia até o dia 24 deste mês estão publicadas no site https://mapabrasileirodacovid.inloco.com.br/pt/ até esta terça-feira (30). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco