Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PLANO

Em Pernambuco, parques, praias, academias e igrejas retomam atividades nesta quinta-feira

Publicado em: 31/03/2021 18:29 | Atualizado em: 31/03/2021 19:10

 (Foto: Leandro de Santana/DP))
Foto: Leandro de Santana/DP)

A partir desta quinta-feira (1º), Pernambuco ingressa em uma nova etapa do plano de convivência com a Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em anúncio na tarde desta quarta-feira (31), resultados mais otimistas nos casos da doença permitiram a decisão de retomada de parte das atividades. Em todo o estado, parques, igrejas e academias voltam à operação em horários e capacidades distintas. É assim também com as praias e a realização de exercícios físicos individuais ao ar livre. O apelo é pela continuidade do cumprimento de protocolos, como o uso de máscaras e o evitar de aglomerações.

Segundo governo, o comportamento de cada cidadão será determinante no cenário das próximas semanas, servindo como parâmetro para novas decisões. “Tivemos os primeiros números reais de desaceleração da doença e começamos a perceber que os indicadores que faziam pressão sobre o nosso sistema de saúde começaram a reduzir. Não é momento para comemorar e nem baixar a guarda, mas sim ingressar nesta nova fase mantendo a necessidade do respeito ao que ficou estabelecido para cada atividade”, disse o secretário André Longo.

No Recife, por exemplo, que conta com 11 parques públicos com opções de práticas esportivas, os equipamentos passarão a operar das 5h às 20, de segunda a sexta-feira, e de 5h às 17h, aos fins de semana. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; e Parque Arnaldo Assunção. Conforme o decreto vigente, as medidas e critérios se mantém para os demais pontos presentes em todo o estado.

Em toda a faixa de orla das praias de Pernambuco, os exercícios físicos individuais e banho de mar estão permitidos. No entanto, seguem vetados os esportes coletivos e o comércio de alimentos. Conforme as medidas, não estão permitidos o uso de cadeira e de guarda-sol na areia, evitando assim possíveis pontos de aglomeração e descumprimento das medidas sanitárias.

Ainda perfazendo o novo plano de convivência com a covid-19, as igrejas e demais templos religiosos poderão promover suas celebrações presenciais, obedecendo a horários pré-estabelecidos. Segundo o governo, as organizações poderão funcionar das 5h às 20h, durante a semana, e das 5h às 17h aos sábados e domingos. O documento estabelece o atendimento a capacidade máxima de 30% ou com limite de até 100 pessoas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Posse e compra de armas de fogo geram polêmica entre autoridades e população
Liberdade de imprensa piora no Brasil de Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/04
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco