Diario de Pernambuco
Busca

Restrições

Covid-19: Mais policiais nas ruas e rigor para evitar descumprimento em Pernambuco

Publicado em: 04/03/2021 18:33

Secretário-executivo, Humberto Freire, diz que não vai tolerar desrespeito (Foto: Hélia Scheppa/SEI)
Secretário-executivo, Humberto Freire, diz que não vai tolerar desrespeito (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Com o aumento de casos da Covid-19 em Pernambuco, sendo registrada a pior semana do ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) anunciou  um reforço no efetivo para garantir uma fiscalização mais rigorosa. As medidas incluem as praias do litoral e o cumprimento das medidas restritivas, que autorizam apenas o funcionamento de serviços essenciais nos fins de semana. Em entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (4), o secretário executivo da pasta, Humberto Freire, informou que, a partir deste sábado (6), serão colocados nas ruas mais 1.690 policiais, totalizando 3,4 mil postos de trabalho e um investimento na ordem R$ 720 mil.

“Eu gostaria neste momento de falar com você, jovem, que está programando de se reunir com amigos agora neste fim de semana. E fica pensando será que eu não poderia pegar uma prainha?! Será que tem problema eu ir no barzinho ou na barraca perto de casa, e ‘tomar uma’?!”, destacou Freire, que continuou: “Tem problema sim, porque é nesse momento que acontece a disseminação do vírus. É neste momento que você está descumprindo uma norma vigente de saúde pública e pode ser responsabilizado por isso”, explicou.

Conforme o governo do estado, a fiscalização contará com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da Apevisa e Procon, em parceria com órgãos municipais. A orientação, em casos de desobediência e de desacato, é a condução às delegacias. “Mesmo sem haver flagrante, o inquérito pode ser instaurado pela Polícia Civil e os envolvidos serão responsabilizados”, alertou o secretário executivo. De acordo com o órgão, a penalidade prevê a detenção de um mês a um ano, além de multa. “Deixando de frequentar estes locais, você está protegendo a si e aos seus familiares. Está ajudando a toda a sociedade, liberando os leitos de saúde para atenderem aquelas pessoas que, infelizmente, já foram contaminadas”, concluiu Freire.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL