° / °

Vida Urbana
RESSOCIALIZAÇÃO

Case promove curso de Artesanato em Pneus para jovens infratores da Zona da Mata

Publicado: 22/03/2021 às 09:39

/Foto: Divulgação

/Foto: Divulgação

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), na Zona da Mata Norte, criou o curso de Artesanato em Pneus voltado para a qualificação profissional de jovens em processo de cumprimento de medida de internação. Quinze socioeducandos participaram da ação, que, segundo a Funase, já contou com três turmas formadas.

Grupos de até cinco alunos finalizaram a última oficina, na sexta, de acordo com a unidade, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. No início de março, quando a segunda turma estava em atividade, dois adolescentes que já haviam passado pelo curso foram convidados para ministrar as aulas juntamente com o instrutor e idealizador do projeto, Adelson Paixão, que também é coordenador-geral da unidade. Nas oficinas, os adolescentes aprendem a criar cacimbas artesanais, araras e tucanos usados na decoração de salas e das áreas externas.

"O fato de os objetos estarem sendo destinados à decoração dos espaços da unidade tem funcionado como um estímulo ao envolvimento coletivo dos alunos nesse processo. Todos os ítens são produzidos a partir da ressignificação de pneus reaproveitados, o que ajuda a passar também a mensagem sobre a importância do reúso de materiais que, se descartados incorretamente, prejudicariam o meio ambiente" disse a Funase, em nota. As atividades, segundo o órgão, têm certificação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

O coordenador-geral do Case Timbaúba, Adelson Paixão, falou sobre a importância do curso para os adolescentes em internação. "Estou na instituição há 20 anos e é gratificante poder contribuir para o desenvolvimento profissional deles. O curso é uma oportunidade, para que, ao saírem da Funase, disponham de uma série de conhecimentos práticos e avaliem a possibilidade de trabalhar com artesanato, uma característica muito forte em nossa região". 
Mais de Vida Urbana