Diario de Pernambuco
Busca

Exército

Camaragibe concorre para ser polo de um complexo acadêmico e logístico do Exército brasileiro

Publicado em: 04/03/2021 17:29

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O município de Camaragibe concorre para ser o local de instalação de um complexo acadêmico e logístico do Exército brasileiro estimado em mais de R$ 1 bilhão. O projeto do Exército possibilitará a formação anual de 1,2 mil sargentos. A cidade pernambucana disputa com as cidades de Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS) a instalação da escola, atualmente sediada em Três Corações (MG). Juntas, as três superaram outras 13 concorrentes e a escolha deve sair até julho.

Os sargentos são o posto mais numeroso no Exército, 62% entre os militares profissionais (não contabilizados aí os recrutas, soldados que atuam temporariamente, por um ano). É o sargento que comanda a patrulha e representa a linha de frente de qualquer força armada no mundo.

No início de abril, a comissão responsável visitará Pernambuco para avaliar as condições para que Camaragibe possa receber a estrutura, que ficaria no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), em Aldeia.

O Comandante promoveu, na sede do CMNE, no Curado, o encontro de representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada, no intuito de fortalecer a mobilização para atrair o empreendimento para o Estado.

Será determinante para a escolha de Camaragibe no Grande Recife como nova sede da ESA a concessão de condições e incentivos para que o investimento tenha o retorno desejado pelo comando do Exército brasileiro.

“Acredito que o Grande Recife esteja em excelentes condições de disputar a atração desse empreendimento estratégico do Exército. Será capital o apoio dos setores organizados, dos poderes e instituições”, afirmou o comandante general Freire Gomes.

Porque que Camaragibe na Grande Recife pode ser escolhida?

Dentro da Região Metropolitana da capital de um Estado que é sede do Comando Militar do Nordeste e com grande concentração de militares.

Além do comando, conta com um batalhão de comunicações, um batalhão da PE, um depósito de suprimentos, uma companhia de infantaria motorizada, um esquadrão de cavalaria mecanizada, um campo de instrução de tropas, um hospital militar e uma companhia de inteligência. A cidade tem um aeroporto internacional e uma base aérea, todos na vizinha Recife.

A atual estrutura de formação de sargentos do Exército conta com 16 locais.

Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs): são agregadas a unidades operacionais (batalhões ou regimentos). O mais provável é que sejam mantidas para treinamentos, mas não como escola de formação. Estão situadas em unidades militares dos municípios de Alegrete (RS), Rio (RJ), Itajubá (MG), duas em Juiz de Fora (MG), Pouso Alegre (MG), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Natal (RN), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Jataí (GO).

Escola de Sargentos de Logística: fica no Rio de Janeiro. A ideia, em relação às duas escolas, é que sejam aproveitadas para aperfeiçoamento, mas não para formação.

Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx): fica em Taubaté (SP). Deve permanecer, mas talvez sem a parte específica para sargentos.

Escola de Sargentos: é a atual escola de formação geral de sargentos e fica em Três Corações (MG), mas está de mudança para uma das três cidades concorrentes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL