Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

UFPE

Aurora 2.0, desenvolvido por pesquisadores do CIn-UFPE contra a Covid-19, utiliza inteligência artificial para esterilizar ambientes

Publicado em: 23/03/2021 19:35

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O dispositivo inteligente Aurora 2.0, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi projetado para fins de esterilização microbiológica de ambientes utilizando Inteligência Artificial (IA) e radiação ultravioleta. Elaborado através de parcerias entre o IFPE e o Centro Regional de Energias Nucleares do Nordeste (CRCN), o projeto está em sua segunda versão, tendo passado por sua fase inicial de testes em ambientes controlados com a pulverização de bactérias e fungos em superfícies como metal, madeira, tijolo, aço inox, alumínio, vidro e plástico.

Aprovada no Edital Propesqi “Emergencial de Credenciamento e Fomento de Projetos, visando Ações para o Diagnóstico e Prevenção da Covid-19”, a iniciativa partiu da necessidade de desenvolver ações de cautela e diligência que intensifiquem a higienização pessoal, de equipamentos e de ambientes passíveis de contaminação pelo novo coronavírus.

A proposta contempla a produção de materiais para o enfrentamento do vírus com a construção de um dispositivo controlado remotamente para esterilização viral de ambientes. Uma vez no local, o aparelho é capaz de verificar suas dimensões e calcular a quantidade de doses de radiação UV necessárias para a esterilização viral do espaço. Um dos diferenciais do projeto está na construção de um dispositivo remotamente controlável capaz de otimizar automaticamente o tempo de irradiação necessário para desinfectar um determinado ambiente, sem riscos para o operador humano.

Atualmente, o Aurora 2.0 está sendo testado em ambientes hospitalares, contando com a colaboração do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A estimativa de conclusão do projeto é dia 15 de abril com a entrega das unidades para pronto uso na Universidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/04
Vacinas da Johnson & Johnson sob investigação por risco de trombose
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 13/04
De 1 a 5: dicas de decoração para repaginar a casa de forma simples e sem gastar muito
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco