Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

TRÂNSITO

Veículos com placas terminadas em 3 e 4 têm até sexta (12) para pagar o CRLV 2021

Publicado em: 11/02/2021 13:51 | Atualizado em: 11/02/2021 14:22

 (Paulo Maciel/Detran-PE)
Paulo Maciel/Detran-PE
Os proprietários de veículos registrados com placas terminadas com os números 3 e 4, tem até esta sexta-feira (12), para pagar cota única ou 1ª parcela do Licenciamento 2021. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran-PE), o valor se refere ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento pode ser feito em cota única com 7% de desconto ou parcelado em até três vezes. Os carnês de pagamento são enviados para as residências dos contribuintes e também estão disponíveis no endereço www.detran.pe.gov.br.

Segundo o Detran-PE, esse ano o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) também poderá ser adquirido on-line gratuitamente, através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”, nas plataformas do Google Play e App Store.

“A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. O acesso ao CRLV-E é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV-E poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet”, informou o departamento.

Para ter acesso a novidade os proprietários devem realizar o cadastro no endereço portalserviços.denatran.serpro.gov.br e ativar a conta por meio do link enviado para o e-mail cadastrado. 
“Em seguida, para adicionar o documento basta informar o número do Renavam e o código de segurança, e ter acesso ao CRLV em meio eletrônico, além de poder, também, imprimir o documento em papel A4, realizando isso online, sem necessidade de comparecer na sede do Órgão, lojas dos shoppings, Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans, e Expressos Cidadão”, explica o órgão.

O departamento ressalta que o documento em meio eletrônico somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos (inclusive IPVA), encargos e multas de trânsito, vinculados ao veículo.

“A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV em meio eletrônico e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-PE”.

Multas, juros e correção

O Detran-PE informou que as multas não constarão no demonstrativo de débitos, e deverão ser acessadas no site para que o contribuinte gere um boleto com as multas vencidas já com juros e correção. De acordo com o departamento, os valores de multas vencidas são calculadas automaticamente com os devidos acréscimos, atualizado para pagamento no dia selecionado.

Em nota, o órgão explicou que os acréscimos se baseiam na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), contidas no artigo 284, inciso 4º, para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.

“O licenciamento veicular exige, além do pagamento dos tributos (taxas + impostos), o pagamento de multas (infrações de trânsito) vencidas ou em atraso, que deverão ser impressas com valor atualizado pelo site do Órgão”, finalizou.
TAGS: detran-pe | multa | trânsito | crlv |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Resumo da semana: toque de recolher em PE, suspeitas de síndrome rara  e vacina aprovada
Atividades não essenciais proibidas em Pernambuco todo das 22h às 5h
Unicap inova em plena pandemia e transforma centros acadêmicos em escolas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco