Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CONQUISTA

UFPE é vice-campeã da etapa brasileira em competição de Direito Ambiental

Publicado em: 11/02/2021 19:12

 (Foto: UFPE/Divulgação)
Foto: UFPE/Divulgação

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistaram o segundo lugar na International Environmental Moot Court Competition (IEMCC), competição de Direito Ambiental, promovida pela Stetson University, localizada na Flórida, nos Estados Unidos. Nesta 25ª edição do evento, a instituição pernambucana também assinalou duas integrantes no pódio de melhores oradores da competição, ganhando o 1º e o 3º lugar.

Orientados pelo professor Leonio Alves, da Faculdade de Direito do Recife, os alunos Beatriz Crêspo Casado, Isadora Godoy Luso de Lucena, Liara Santos de Carvalho, Maria Beatriz Montenegro do Rego Barros e Mateus Steffano Urquiza Fernandes vinham se preparando desde agosto do ano passado.

O IEMCC é a maior competição jurídica sobre direito internacional ambiental do mundo. Realizada na língua inglesa, no evento é simulada a Corte Internacional de Justiça, o órgão jurídico da Organização das Nações Unidas.

A competição teve início em agosto, com a liberação do caso para análise pelas equipes. Em novembro as equipes precisaram entregar memoriais escritos fazendo a escolha se estarão representando o demandante ou demandado. E, já neste ano, em fevereiro, foram realizadas as rodadas orais preliminares, quando todas as equipes devem simular tanto requerente quanto requerido. Na etapa final, o grupo pernambucano enfrentou a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, que alcançou a primeira colocação e segue para a etapa internacional.

A equipe da UFPE também conseguiu duas posições no pódio de melhores oradores da competição. O primeiro lugar ficou com a aluna Maria Beatriz Montenegro, estudante do 6° período de Direito. O terceiro lugar ficou com a aluna Liara Santos, estudante do 7° período do mesmo curso. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/03
Secretários estaduais de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição contra Covid-19
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/03
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco