Vida Urbana

/Foto: IPAS
Técnicos de Enfermagem que trabalham na UPA Sotave, no município do Jaboatão dos Guararapes, farão paralisação de advertência das atividades laborais na próxima segunda-feira (22) e terça-feira (23). A medida foi aprovada durante assembleia realizada pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), nesta quinta-feira (18). A categoria reivindica o pagamento salarial referente ao mês de janeiro. Na segunda-feira, haverá concentração, às 7h, em frente a unidade onde será mantido 30% da escala de profissionais para atendimento às urgências e emergências.
Em resposta ao Satenpe, o Instituto de Atenção à Saúde e Educação (ACENI), administradora responsável pela unidade municipal hospitalar, informou que o atraso se deu em virtude da falta do repasse pelo Governo Municipal. De acordo com a empresa, existe uma dívida reconhecida de mais de R$ 2 milhões por parte da Prefeitura do Jaboatão, além da falta do repasse de agosto do ano passado até janeiro de 2021.
A ACENI justificou ainda que, devido a essas dívidas, foi obrigada a utilizar verbas rescisórias dos funcionários e não tem condições de arcar com o pagamento da rescisão dos trabalhadores que ocorrerá em abril, período em que encerrará o contrato com a Prefeitura.
“Com essa paralisação de advertência, queremos que a empresa responsável resolva essa situação. O que não pode acontecer é o trabalhador não ser remunerado. Caso não haja uma solução, a categoria se reunirá novamente para decidir sobre uma paralisação geral”, destacou Francis Herbert, presidente do Satenpe.
Últimas

Mais Lidas
