° / °

Vida Urbana
COVID-19

Recife amplia vacinação para trabalhadores de saúde a partir dos 60 anos

Publicado: 08/02/2021 às 17:24

/Foto: SES-PE/Divulgação

/Foto: SES-PE/Divulgação

A Secretaria de Saúde do Recife anunciou que vai ampliar, a partir desta quarta-feira (10), a vacinação para os trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais. Além disso, já a partir desta terça-feira (9), será aberto o agendamento para que os profissionais da da linha de frente da pandemia marquem o dia, horário e local para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. Na capital pernambucana, quase 18 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Butantan/Sinovac, foram aplicadas nesse público-alvo desde o dia 19 de janeiro.

“A partir desta terça-feira é possível fazer a marcação da segunda dose da vacina da CoronaVac. Então você que já foi vacinado com ela, pode fazer a marcação através do site ou do aplicativo do Conecta Recife. E a partir de quarta-feira, estará disponível para agendamento a vacinação de quem tem 60 anos ou mais e é trabalhador da saúde. Se você tem o número ou registro de algum conselho, você anexa este documento na marcação, e para quem não tem inscrição em algum conselho, pega a autorização da instituição de saúde na qual você trabalha. Então, a partir de quarta, trabalhadores da saúde, 60 anos ou mais, já podem ser vacinados”, explicou o prefeito do Recife, João Campos.

Diferente da primeira etapa, em que as equipes volantes da Secretaria de Saúde iam até as unidades de saúde, agora os profissionais terão de agendar e se dirigir a um dos nove centros de vacinação ou a um dos cinco pontos de drive-thru para receber a dose complementar. A recomendação do Comitê Técnico Estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 é fazer a aplicação da segunda dose da Butantan/Sinovac entre o 21º e 28º dia depois da primeira.

Os trabalhadores devem realizar o agendamento através do Conecta Recife, no endereço: conectarecife.recife.pe.gov.br ou por meio do app disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS. Além da marcação, eles terão de apresentar, no dia da vacinação, o comprovante de que tomou a primeira dose.

Já os idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência, as pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas e os trabalhadores desses locais, não precisarão realizar agendamento. Como aconteceu na aplicação da primeira dose, essas pessoas vão receber a visita de equipes volantes da Secretaria de Saúde que vão administrar a segunda dose do imunizante.

Mais de Vida Urbana