Clouds26° / 27° C

EDUCAÇÃO

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para intercâmbio nos Estados Unidos

Publicado em: 01/02/2021 17:54

 (SEE/Divulgação)
SEE/Divulgação
A Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) anunciou nesta segunda-feira (1), que estão abertas as inscrições do Programa Jovens Embaixadores, que levará estudantes do Ensino Médio da rede pública para um intercâmbio nos Estados Unidos. De acordo com a secretaria, podem participar os estudantes que integrem iniciativas de empreendedorismo e impacto social que buscam a solução de problemas nas localidades onde vivem. As inscrições vão até o dia 7 de março pelo endereço http://jovensembaixadores.org.br/. A previsão é que as viagens ocorreram entre os dias 2 e 18 de julho deste ano.

Segundo com a Secretaria de Educação, os estudantes devem ter entre 15 e 18 anos para se candidatar ao programa, e ainda devem participar de projetos sociais pelo mínimo de 6 meses. “Perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa também estão entre os requisitos para participar do programa”, informa.

O processo

Conforme divulgou a Secretaria de Educação, os estudantes sendo aprovados na primeira fase do processo, deverão completar o formulário anexando a documentação comprobatória. Em seguida, a Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE), analisa a documentação dos selecionados e indica se ele está apto para fazer o exame escrito. “Sendo aprovado no exame escrito, o candidato realiza, então, o exame oral, que vai definir os semifinalistas que serão avaliados pela Embaixada dos Estados Unidos”, informa. Ao todo serão selecionados 50 jovens brasileiros que participarão do intercâmbio, sendo quatro estudantes de Pernambuco.

O programa

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) destaca que é uma das duas instituições parceiras responsáveis pela seleção dos candidatos no Estado. “No entanto, apenas a SEE aplica o exame escrito em Pernambuco”. A secretaria acrescenta que Gerência de Programas e Projetos Especiais está à frente da coordenação do programa, sendo responsável por todo o processo seletivo. “Este ano, o processo de seleção - incluindo inscrições, análise documental e exames escrito e oral - será num prazo bem menor devido ao período de realização do intercâmbio”.

O Programa Jovens Embaixadores busca jovens que pensam fora da caixa para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também as comunidades onde residem.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias