Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

IMUNIZANTES

Pernambuco finaliza entrega de nova remessa de vacinas e doses já estão disponíveis para todos os municípios do estado

Publicado em: 08/02/2021 13:05

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Um dia após a chegada das doses da vacina Sinovac/Butantan no Recife, a nova remessa de vacinas contra a Covid-19 já chegou a todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), em uma operação logística que envolveu os técnicos do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), além da companhia aérea Azul para o transporte aéreo do insumo para o Sertão. Das 118.200 unidades recebidas, para  primeira e segunda doses dos trabalhadores de saúde, mais de 93,4 mil foram destinadas às cidades pernambucanas. As outras 24,7 mil ficaram com o Estado para imunização de sua rede, como pactuado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

Depois de 24 horas da chegada do imunizante no aeroporto, todas as dosagens foram levadas ao PNI-PE para verificação de temperatura e divisão das vacinas por municípios e Geres. Na tarde do próprio domingo (7), o primeiro carregamento seguiu por via aérea com destino a Petrolina, que, além das doses da região, distribuiu, por via terrestre, para as Geres de Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada; e por via terrestre para Afogados da Ingazeira. Os quantitativos das demais Gerências começaram a ser despachados às 6h desta segunda (8).

Com essa remessa, Pernambuco já recebeu mais de 511 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 427.560 unidades da vacina da Sinovac/Butantan, para as duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira - o Ministério da Saúde informou que encaminhará a segunda dose posteriormente. Com as unidades recebidas, já é possível atender 60% dos trabalhadores de saúde e 100% dos idosos a partir dos 85 anos, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco