Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

IMUNIZAÇÃO

Nova remessa de 400 mil doses de vacina contra a covid-19 deve chegar a Pernambuco

Publicado em: 17/02/2021 17:39 | Atualizado em: 17/02/2021 22:48

 (Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Uma nova remessa, estimada em 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19, deve chegar a Pernambuco na próxima semana. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (17), pelo Governo do Estado. Os imunizantes fazem parte de um acordo firmado pelo Ministério da Saúde para a liberação, até julho deste ano, de mais de 230 milhões de doses por todo o país. Entre o material que deve aportar no Recife, para a referida distribuição nos municípios, estão cerca de 320 mil unidades da CoronaVac, fabricado pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan; além de mais 80 mil da Oxford/Astrazeneca.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, o cenário epidemiológico é de estabilidade, mas ainda com patamares elevados. Conforme o gestor, foram registrados 732 casos da síndrome respiratória aguda grave, representando 21 a mais que a última semana. Nas solicitações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi assinalado um aumento de 20%, nas duas últimas semanas, além da ampliação de mais de 14% na enfermaria. “Não podemos de forma alguma subestimar a situação atual, cabendo um esforço de toda a sociedade pernambucana, sobretudo de todos os gestores municipais, colaborando com seus planos de contingência para o enfrentamento da pandemia”, destacou Longo.

No apanhado, de forma regionalizada, os indicadores mostram um crescimento de casos, na RMR e litoral, com aumento médio de 6% nos casos. Já na área que compreende o Agreste, foi apontado um avanço de 7%, enquanto que no Sertão, em cidades como Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, este número mostrou um aumento médio de 53% em duas semanas. Ainda conforme a pasta da Saúde, devem ser iniciadas as negociações do estado com os municípios, alinhando os critérios para a logística na distribuição destas vacinas. A perspectiva é de que a imunização seja mantida, prioritariamente, com o público dos profissionais de saúde e idosos a partir de 85 anos. A ampliação geral deste grupo, reduzindo a idade para a média de 80 anos, como já acontece em alguns municípios, ainda não foi universalizada.

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco já recebeu cerca de 511 mil doses de imunizante contra o novo coronavírus. "Nós temos a expectativa de vacinar todos os grupos prioritários em cerca de quatro meses, alcançando quase que a totalidade dos quadros considerados de risco”, destacou Longo, lembrando que esta era a meta inicial do Plano Nacional de Imunização (PNI). Ele pontuou também a instalação de um novo hospital estadual de campanha, no bairro dos Coelhos, com 432 leitos e previsão de abertura para o início de abril.

O Governo do Estado destacou o cenário positivo, onde, até o momento, nenhum município teve a sua programação de vacinação prioritária interrompida. "Pernambuco já adotou, desde a chegada das primeiras doses, a vacinação para pessoas com mais de 85 anos, nos colocando adiante em relação a outros estados. Também temos alguns municípios, como o Recife e Jaboatão dos Guararapes, que já adiantaram este público para a faixa de 80 a 84 anos", afirmou André Longo, que continuou: "A nossa expectativa é de que o processo de expansão para idosos se dê, a partir da nova remessa que chegará até nós. Se tivermos, nos próximos dias, um cronograma de uma segunda entrega em março, poderemos, inclusive, avançar para idosos com menos de 80 anos”, concluiu.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro diz não ter briga com a Petrobras
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/02
Atividades econômicas proibidas em 63 municípios do Agreste e Sertão
Brasil aprova uso definitivo da vacina da Pfizer, mas imunizante ainda não está disponível
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco