Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SERVIÇO

Museu da Cidade do Recife promove oficina gratuita de máscaras e lança mostra fotográfica neste sábado

Publicado em: 05/02/2021 08:40 | Atualizado em: 05/02/2021 08:50

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Com a festa de Carnaval cancelada em 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19, o povo pernambucano terá que encontrar outra maneira de aproveitar o período de momo com segurança. O Museu da Cidade do Recife, promove, a partir das 15h deste sábado (6), a oficina "O baile da vida", com atividade de estilização de máscaras comandada pelo arte-educador Emerson Pontes, no gramado da Praça D´armas, ao ar livre. A oficina será gratuita e as vagas limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

A distribuição de senhas vai acontecer a partir das 14h. De acordo com a organização da oficina, o distanciamento social e os protocolos de prevenção ao novo coronavírus serão cumpridos, com disposição de álccol em gel no local e sendo o uso de máscara obrigatório. Todas as crianças devem estar acompanhadas por um responsável.

"No dia da oficina, o Museu irá vender kits individuais no valor de R (cada) para a atividade. Além de uma máscara, o kit conta com lantejoulas, fitinhas de tecido e outros materiais carnavalescos. Quem preferir, pode levar a máscara de casa e o material individual", explicou em nota o Museu da Cidade do Recife.

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação


Também no sábado, o Museu vai inaugurar a exposição fotográfica homônima à oficina, com imagens de mascarados entre os carnavais das décadas de 1940 e 1960. Na ocasião, os visitantes poderão ver os registros ao lado de passistas de frevo, rainhas de maracatu, caboclinhos, palhaços, baianas e marinheiros nas ruas do Recife. As imagens históricas são de autoria dos fotógrafos Alexandre  Berzin, Romildo Carvalho, Severino Fragoso, Mário de Carvalho, Antônio Tenório e José Césio Regueira Costa. 

Atividade e mostra virtual

Para quem não puder ir para a oficina e exposição de fotografias presencialmente, o Museu da Cidade também vai compartilhar as fotografias da exposição e um tutorial da oficina nas redes sociais (@museudacidadedorecife). Na segunda-feira (9), será postado um vídeo no qual o arte-educador Emerson Pontes trará dicas para os pais e tios que queiram fazer a atividade com as crianças em casa. Fotografias da exposição "O baile da Vida" também serão colocadas nas redes sociais do Museu.

Um pouco de história

As máscaras , artefatos utilizadas em rituais  em épocas remotas,  foram introduzidas na idade média nos carnavais de Veneza. Confeccionadas em couro por exímios artesãos venezianos ou em tecidos diversos por costureiras espalhadas pelo mundo, as máscaras fazem parte da iconografia da história dos carnavais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/03
Secretários estaduais de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição contra Covid-19
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/03
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco