Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

ETE de Arte e Cultura, na Zona Norte do Recife, inaugura teatro para formação de estudantes

Publicado em: 11/02/2021 14:32

 (Kleyvson Santos/SEE)
Kleyvson Santos/SEE
A Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, localizada em Água Fria, Zona Norte do Recife, inaugurou, nesta quinta-feira (11), um espaço para o desenvolvimento de atividades culturais dos estudantes. A unidade de ensino é a primeira Escola Técnica da Rede Estadual a oferecer os cursos de Teatro e de Artes Visuais. O local vai oferecer ainda uma programação semanal com exibição de filmes, séries e documentários.

“É um momento de alegria e um momento de celebração. A comunidade de Água Fria está em festa, pois é um bairro que ferve de produção artística e cultural e que agora tem um espaço para fortalecer a cultura pernambucana e formar profissionais da área de Teatro e das Artes Visuais. De verdade, é um dia histórico para todos nós”, disse a secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros, durante a inauguração do equipamento.

Para o gestor da escola, Diogo Correia, o espaço incentiva e motiva os estudantes a permanecerem na escola. “Esses espaços são importantes para que os alunos coloquem suas artes e suas produções expostas. E a curto e médio prazo nós gostaríamos de estender esses espaços para a comunidade para que ela participe da empresa-escola e da companhia teatral que iremos ofertar”, afirmou.

“A gente entrega isso para o público para que ele se sinta cidadão de fato e de direito e possa usufruir desses espaços dentro da perspectiva da arte, como leitura, fruição, apreciação e principalmente como contextualização. Portanto, a arte por si só ela se basta e não precisa de nada que justifique a sua existência no currículo escolar porque ela faz parte da nossa vida”, complementou a professora de teatro, Valéria Vital.

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), a solenidade aconteceu no Teatro Gilberto Freyre, um dos equipamentos inaugurados junto com a Sala de Exposições e Cinemateca, e reuniu estudantes, gestores de ETEs e a equipe da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP).

 (Kleyvson Santos/SEE)
Kleyvson Santos/SEE


“A gente entrega isso para o público para que ele se sinta cidadão de fato e de direito e possa usufruir desses espaços dentro da perspectiva da arte, como leitura, fruição, apreciação e principalmente como contextualização. Portanto, a arte por si só ela se basta e não precisa de nada que justifique a sua existência no currículo escolar porque ela faz parte da nossa vida”, ressaltou a professora de teatro, Valéria Vital.

Para o estudante do 3º ano Guilherme Timys, 19 anos, filho de mãe artista circense, a unidade é uma oportunidade de fortalecer a formação profissional. “A inauguração desse teatro é uma conquista muito grande para a nossa escola e para mim que sou um amante do teatro e da arte. Espero que a escola possa crescer nesse segmento e formar grandes artistas”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco