Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Estudantes da UFPE ganham prêmio nacional e doam equipamentos para odontologia

Publicado em: 22/02/2021 17:14

Larissa Silva, a professora Ana Cláudia Araújo e o professor Fábio de Souza (Foto: UFPE/Divulgação)
Larissa Silva, a professora Ana Cláudia Araújo e o professor Fábio de Souza (Foto: UFPE/Divulgação)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, nesta segunda-feira (22), a aquisição de oito equipamentos para lavagem ultrassônica de instrumentos que vão compor o Centro de Material e Esterilização do curso de Odontologia. O objetivo é tornar o trabalho mais seguro para quem utiliza o setor. As máquinas são fruto de uma doação de estudantes e professores, que ganharam um concurso nacional de Biossegurança, no evento Set-Bio 2020.

O trabalho foi apresentado pela acadêmica Larissa Alexsandra dos Santos Silva, tendo como título “Análise microscópica dos espaços interfibrilares em barreiras de proteção respiratória no contexto da Covid-19”, para uma banca de experts no assunto que o elegeram como o melhor trabalho de Biossegurança. Exibida no mês alusivo ao tema, a pesquisa foi orientada pelos professores Carlos Weber, do Departamento de Medicina Tropical, e Fábio de Souza, do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial. Também foram autores do trabalho a acadêmica Ingrid Arreguy e o graduado Rafael Bastos Lundgren.

Publicado na Revista Journal of Clinical and Diagnostic Research, a pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso do Rafael Bastos Lundgren. A publicação ganhou destaque internacional e foi incluída na biblioteca da Organização Mundial de Saúde, como referência de artigo científico na temática relacionada à Covid-19. “O reconhecimento denota a excelência da UFPE na pesquisa e do envolvimento de estudantes na produção de conhecimento, capazes de conduzir a resultados diretos para a sociedade e, neste caso, com relação direta para a temática da pandemia da Covid-19”, afirmou o professor Fábio de Souza.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco