Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Espaço de testagem gratuita de HIV retoma as atividades no Recife

Publicado em: 09/02/2021 13:32 | Atualizado em: 09/02/2021 15:07

 (Espaço Posithivo/Vinicius Pereira Tavares dos Santos)
Espaço Posithivo/Vinicius Pereira Tavares dos Santos
O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), no Recife, anunciou que retoma as atividades de Testagem ao HIV e encaminhamento para instituições especializadas no vírus, nesta terça-feira (9). De acordo com a coordenação, os grupos de apoio a pessoas que vivem com a doença voltam a funcionar a partir do dia 23 de fevereiro. Os testes são realizados gratuitamente nas terças e quintas-feiras, das 9h às 17h, e a participação nos grupos é feito através de agendamento prévio.

“A importância dessa acolhida, é porque você sente que o seu mundo caiu quando descobre [que vive com HIV]. E quando você é acolhido, resgata a identidade social, e se descobre que a vida continua, mesmo tendo uma doença crônica, vai poder trabalhar, estudar, namorar. E se fizer todo o tratamento de forma adequada, pode até se tornar uma pessoa intransmissível”, explica a coordenadora Espaço Posithivo, Nance Ferreira.

A instituição, que é coordenada por pessoas que vivem com o vírus HIV/Aids, conta com três grupos de apoio, que realizam encontros quinzenais. De acordo com a coordenação, os grupos possibilitam um momento de fortalecimento e troca de experiências nas questões relacionadas a soropositividade, quebra de preconceitos, estigmas e autocuidado.

De acordo com a coordenação do espaço, os grupos de apoio, possuem atendimento de pessoas acima de 50 anos, nas terças às 9h30. “A gente pensou nesse grupo devido a expectativa de vida dessas pessoas que pegaram a HIV nos anos 90, e tem uma experiência bastante diversa com a doença. Pois lá no começo, muitas pessoas não tinham medicação, e eles tem todas essas histórias de efeitos colaterais com medicações e são vivências diferentes”, acrescentou a coordenadora.

O Espaço Posithivo também acolhe travestis e transexuais, nas terças-feiras, às 14h30, e os cisgêneros, cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento, se reúnem nas quintas-feiras, a partir das 14h30.

Testagem e Grupo de Apoio

A instituição ressalta que quem desejar realizar o teste ou autoteste para detecção ao HIV, pode se dirigir à sede do GTP , localizada na Avenida Manoel Borba, nº 545, no Recife, em frente ao Sindicato dos Bancários.

A participação nos grupos de apoio devem ser feita mediante agendamento, através dos números (81) 3231.0905 ou pelo WhatsApp (81) 98882.8276.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Resumo da semana: toque de recolher em PE, suspeitas de síndrome rara  e vacina aprovada
Atividades não essenciais proibidas em Pernambuco todo das 22h às 5h
Unicap inova em plena pandemia e transforma centros acadêmicos em escolas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco