Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

HOSPITAL

Equipe do Hospital da Clínicas realiza desejo de paciente com câncer de ver o mar

Publicado em: 05/02/2021 18:30 | Atualizado em: 05/02/2021 18:41

 (Foto: HC-UFPE/Ebserh
)
Foto: HC-UFPE/Ebserh
Com o objetivo de promover e fortalecer a humanização dentro do ambiente hospitalar, o Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza diversas ações para ofertar esse cuidado aos pacientes acompanhados pela instituição. Uma ação bem especial envolvendo a humanização dentro do hospital-escola, realizada na tarde de quarta-feira (3), proporcionou ao paciente Luciano de França Santos, 56 anos, a ida à praia de Boa Viagem. Luciano está internado na enfermaria de Oncologia, desde dezembro do ano passado, e desejava muito ver o mar.

Luciano é casado, pai de uma filha e natural do Cabo de Santo Agostinho. Luta contra um câncer no estômago desde setembro de 2020 e seu quadro clínico é bastante delicado. A filha dele, Ingridy Tainan da Silva França, 26 anos, procurou a enfermeira e supervisora da Enfermaria de Oncologia, Elisa Moura, para oferecer este momento ao pai. “Meu pai compartilhou seu desejo de ir à praia comigo e com a equipe multiprofissional que o acompanha. Sabendo do prazer e da felicidade que este momento lhe traria, tentei tudo o que estava ao meu alcance para que o desejo dele fosse realizado. Contamos com pessoas fundamentais para que tudo pudesse acontecer. O ambiente lhe proporcionou diversas memórias afetivas”, explicou Ingridy.

Para ela, este foi um dia marcante na vida dos dois, um dia repleto de memórias e ensinamentos. “Eu me senti muito privilegiada. Estar lá com ele me trouxe a memória dos seus ensinamentos, da importância de persistir na vida. Todos os dias meu pai me traz novos aprendizados”, disse.

Alguns dos profissionais do HC-UFPE/Ebserh se uniram para que tudo pudesse acontecer. A ação contou com o apoio da Divisão de Gestão do Cuidado, da equipe multiprofissional da Enfermaria de Oncologia, da Comissão de Cuidados Paliativos e da Central de Transportes da instituição.

Para a enfermeira supervisora da Enfermaria de Oncologia e membro da Comissão de Cuidados Paliativos do HC, Elisa Moura, poder oferecer um momento como esse de realizar os desejos de um paciente significa cuidar dele e da família, oferecendo conforto e solidariedade. “Como pessoa e como profissional, tenho certeza que esse momento proporcionou um bem inestimável. Assim como o tratamento medicamentoso precisa e deve ser feito, o tratamento humanizado também é fundamental”, afirmou.

Além de visitar a praia e ter visto o pôr do sol, Luciano e toda a equipe que o acompanhou ainda foram à igreja que ele costumava frequentar. Lá, ele participou de um culto e também recebeu a benção do pastor. “Eu me senti muito bem, foi um momento bastante prazeroso. E, com certeza, uma experiência única”, disse Luciano de França.

A a ação obedeceu a todos os protocolos de cuidado, visando à segurança do paciente e evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
PIB brasileiro tem queda expressiva de 4,1%
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/03
Secretários estaduais de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição contra Covid-19
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/03
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco