Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

INCÊNDIOS

Corpo de Bombeiros realiza ação de conscientização sobre incêndios florestais em Orobó

Publicado em: 09/02/2021 12:39

Após o incêndio que atingiu o Sítio Guarani, localizado na Mata Serra Verde, em Orobó, no Agreste do estado, o Corpo de Bombeiros de Surubim realizou uma ação na localidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar as matas da região, bem como de dar dicas de como evitar outros incêndios.

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros esclareceu os primeiros procedimentos a serem tomados quando ocorre um incêndio florestal. “Essa ação já estava prevista desde o ano passado, coincidindo com o incêndio que aconteceu na semana passada. Informamos à população como evitar e como realizar o primeiro combate aos incêndios florestais. O primeiro combate é de suma importância, pois ele minimiza os danos na natureza. Após acionar o Corpo de Bombeiros, a pessoa pode passar a monitorar o incêndio, observando a sua proximidade a residências, além de outras medidas que impedem uma tragédia”, explicou o Cabo Eufrásio Muniz, do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Agreste.

Outra medida importante, antes da chegada da corporação à localidade atingida, é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Orientamos as pessoas a estarem com os equipamentos de proteção individual como, bota, calça, as máscaras que chamamos de bala clava para não inalar a fumaça, e também um abafador. Na falta dele, podem utilizar um galho de árvore. Isso evita tragédia e protege vidas. Vimos que a Reserva Serra Verde possui boa parte dos equipamentos, mostrando que eles se preocupam com a preservação da vida”, ressaltou Eufrásio.

Vale lembrar que 99% dos incêndios florestais são ocasionados pela ação humana, enquanto apenas 1% ocorre de forma natural. Para acionar o Corpo de Bombeiros, basta ligar para o 193 e solicitar uma ação de orientação e conscientização. A iniciativa é autorizada mediante envio de oficio ao órgão.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco