Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

DOAÇÃO DE SANGUE

Com 65% de déficit no banco, Hemato reforça pedido de doação de sangue

Publicado em: 05/02/2021 09:35

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Diante de uma déficit de 65% nos estoques sangíneos, o Banco de Sangue Hemato, localizado na rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, voltou a reforçar a necessidade de doação de sangue, desta vez para o período que antecede o Carnaval - cancelado em razão da pandemia da Covid-19. Segundo a organização, mesmo com o cancelamento da Festa de Momo, exite a preocupação de que as doações continuem em queda.

"Em um momento prioritário por salvar vidas, as pessoas têm que se conscientizar que doar sangue é também uma atitude essencial. Enfrentamos um déficit de 65% em nossos estoques sanguíneos, e esse índice tende a se agravar neste mês em razão do Carnaval. Por isso precisamos da ajuda de todos. Todos os tipos sanguíneos são necessários e o apelo é para que os doadores compareçam urgente no local para praticar esse gesto solidário que salva até 4 vidas", enfatiza  a líder de captação do Banco de Sangue Hemato, Ana Luiza Araújo.

De acordo com a instituição, para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos, são necessárias 80 doações diárias. Com o aumento de casos do novo coronavírus no estado, as doações se tornaram ainda mais necessárias. O Hemato ainda destacou que está seguindo todos os protocolos contra a Covid-19 e mantendo boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.

"O Banco de Sangue alerta também que é importante que a população doe sangue antes de ser vacinada contra a Covid-19, pois há um período de inaptidão para cada vacina específica: no caso da Coronavac, são 48 horas; para a vacina Astrazeneca são 7 dias", completou em nota.

O Hemato da rua Dom Bosco, na Boa Vista, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sábados, o atendimento acontece das 8h às 18h, e, aos domingos, das 8h às 12h. 

Critérios específicos no momento de pandemia:

Os doadores que apresentaram sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

Os que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

Aqueles que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas;

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Resumo da semana: toque de recolher em PE, suspeitas de síndrome rara  e vacina aprovada
Atividades não essenciais proibidas em Pernambuco todo das 22h às 5h
Unicap inova em plena pandemia e transforma centros acadêmicos em escolas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco