Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

COVID-19

Centro de Referência em Casos Leves de Olinda ultrapassa os 26.500 pacientes testados para Covid-19

Publicado em: 11/02/2021 13:58

Uana Alves (esquerda) e Patrícia Ferreira (direita) (Foto: Peu Ricardo/DP)
Uana Alves (esquerda) e Patrícia Ferreira (direita) (Foto: Peu Ricardo/DP)
Olinda chegou a 26.522 mil pacientes testados para a Covid-19. O total corresponde ao número de usuários que realizaram os testes no Centro de Referência em Casos Leves, construído dentro das instalações da Policlínica João de Barros Barreto, no bairro do Carmo, e no centro de testagem que funciona na antiga sede do SAMU, no Varadouro. Até esta quinta-feira (11), cerca de 11 mil pessoas foram vacinadas na unidade, entre profissionais da saúde da linha de frente no combate ao novo coronavírus e idosos com idade a partir de 85 anos.

Em funcionamento desde o dia 16 de maio, o Centro foi chancelado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Casos leves, e conta com equipe multidisciplinar.  Antes de realizar o teste, o usuário passa pela coleta de dados - na qual a ficha de atendimento é preenchida. Após isso, os sinais vitais do paciente são verificados para identificar a estabilidade ou alteração no organismo. Além disso, o paciente com suspeita de Covid-19 também passa por uma triagem, sob a condução de um enfermeiro, e, depois, é encaminhado para fazer o teste. Por fim, uma avaliação médica é realizada para determinar se o paciente será afastado de suas atividades cotidianas ou não, dependendo do resultado do exame.

“A partir do momento em que o paciente testa positivo, a gente faz uma reavaliação e vê como está o estado de saúde dele, ao mesmo tempo em que prestamos assistência e acompanhamos a evolução”, explicou a gerente geral do centro, Uana Alves.

A coordenadora do programa Covid em Olinda, Patrícia Ferreira, acentuou que o centro foi aberto com o intuito de desafogar as unidades de emergência do município, o que tem rendido bons resultados. "Percebemos que no município as emergências estavam superlotadas, e a prioridade é o paciente grave. Pensando em desafogar as unidades de emergência, foi aberto o Centro de Referência para Casos Leves, que deu super certo. Ao sentir qualquer sintoma gripal, o usuário pode se direcionar para a policlínica”.

Dos mais de 26 mil pacientes testados no Centro de Referência, 6.903 pessoas realizaram o teste RT-PCR (realizado via nasal), enquanto 5.719 passaram pelo teste rápido. Desse total, a unidade registrou 1.326 casos confirmados da doença. O Centro de Referência para Casos Leves funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), além dos dois centros de testagens, em Olinda, "todas as unidades de saúde da rede estadual estão aptas a receber pacientes com quadros suspeitos ou confirmados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e ofertar tratamento atendendo a especificidade de cada quadro clínico, em leitos de terapia intensiva ou de enfermaria".

Nesta quinta-feira (11), o estado registrou 1643 novos casos da doença, totalizando 276.452 pessoas já contaminadas pelo vírus. Além do registro oficial de mais 20 óbitos, alçando 10.597 mortes causadas pela Covid-19.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
PIB brasileiro tem queda expressiva de 4,1%
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/03
Secretários estaduais de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição contra Covid-19
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/03
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco