Diario de Pernambuco
Busca

Evento

Bicicletada marca 10 anos do atropelamento coletivo de ciclistas; evento acontece nesta quinta

Publicado em: 24/02/2021 07:25

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay
Na próxima quinta-feira (25), Recife será uma das cidades participantes da Massa Crítica Mundial, também conhecida como Bicicletada. A concentração ocorre a partir das 18h, no Coreto da Praça do Derby, com saída às 19h. A articulação está sendo realizada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife - Ameciclo, Pernambuco Bike Anjo, Cicloação e Recife Bicipolo.

O motivo do encontro é que, nesta data, 10 anos marcam o atropelamento coletivo de ciclistas da Massa Crítica de Porto Alegre, em 2011. Na ocasião, o bancário Ricardo José Neis, que guiava um carro logo atrás do grupo, avançou por cima de aproximadamente 20 pessoas que pedalavam.

O incidente motivou a criação do Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), cuja primeira edição aconteceu na capital gaúcha, no ano seguinte. Para marcar a data do acontecimento, a organização da 10º FMB (que este ano acontece no mês de setembro em Rosário/Argentina) está promovendo Massa Crítica Mundial Especial em várias cidades do mundo, pontualmente às 19h.

A Massa Crítica acontece tradicionalmente toda última sexta-feira do mês, em mais de 350 cidades do mundo e, excepcionalmente, em fevereiro de 2021 acontecerá nesta quinta, devido à data do acidente. Segundo a organizaço, os principais objetivos são promover a cultura da bicicleta e a necessidade enquanto meio de transporte, bem como as vantagens ambientais inerentes ao seu uso. No Recife, a Massa Crítica existe desde 2008 e esta edição é a primeira a ser realizada na cidade desde o início da pandemia, por isso, a organização solicitou que os participantes levem máscara e álcool em gel.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL