Diario de Pernambuco
Busca

REINVIDICAÇÃO

Associação de Mulheres discute dificuldades enfrentadas com a retirada e redução de linhas de ônibus, no Ipsep

Publicado em: 04/02/2021 09:52 | Atualizado em: 04/02/2021 11:14

 (Foto: Roberto Jassier/Divulgação)
Foto: Roberto Jassier/Divulgação
A Associação de Mulheres e Amigas do Ipsep se reuniu, nessa quarta-feiram, para discutir as dificuldades enfrentadas pela comunidade, da Zona Sul do Recife, após a redução de linhas de ônibus que ligavam o local a bairros próximos, como o Ibura. O encontro foi mediado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e também contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).

De acordo com a Associação, desde a construção do terminal integrado Tancredo Neves, os moradores da localidade deixaram de contar com linhas que cumpriam rota de ligação direta com outros bairros da Zona Sul, como o Vila do Ipsep, e outras que cumpriam intinerário também no Centro do Recife, como a linha Ipsep via Príncipe. No momento, segundo a Associação, o bairro conta apenas com a linha Vila da Sudene, com frota reduzida e dividida entre itinerários diferentes.

Além da pouca assistência, a reclamação também se estende ao medo de uma possível maior exposição das mulheres nas paradas de ônibus, uma vez que, com menos coletivos em circulação, o risco de um aumento nos casos de violência no bairro - traduzida em assalto ou violência sexual - gera preocupação. 

"Já aconteceu casos de as mulheres do Amigas do Ipsep acolherem outras mulheres por conta disso (longo período esperando o ônibus à noite). Isso, para mim, fere o direito de ir e vir. As pessoas estão sendo assaltadas nas paradas dos ônibus e, além da redução da circulação de ônibus, tem a violência e a mulher é a mais atacada", disse a vereadora Cida Pedrosa, que completou.

"As mulheres saíram felizes da reunião, porque foram ouvidas e nós continuamos na luta até conseguirmos resolver isso".

Segundo Cida, a vice-governadora, Luciana Santos, se comprometeu a conversar com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, sobre a possibilidade de melhorar o serviço de transporte público no local. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL